Resumos Apresentados I COUFPA - Saúde Coletiva
Modalidade: Pesquisa Científica
312021 - MAPEAMENTO DOS SERVIÇOS DE SAUDE DA REDE ASSISTENCIAL DO MUNICIPIO DE AUGUSTO CORREA. Hellen Cristina de Paiva Machado, Lana Giordana Alves de Oliveira, Diandra Costa Arantes.
Um mapeamento georreferenciado da rede assistencial é uma ferramenta que garante informação e facilita o acesso da população aos serviços de saúde. Esta pesquisa teve como objetivo apresentar um diagnóstico situacional da rede assistencial do sistema de saúde no município de Augusto Corrêa, localizado no nordeste do Pará. Por meio de um estudo transversal descritivo, foi realizado um mapeamento dos serviços de saúde ofertados no município, com a identificação das estruturas de saúde que podem servir como referência e contrarreferência na rede. Foram coletados dados agregados primários de controle interno, nas secretarias de meio ambiente e de saúde do município, e dados secundários no DATASUS e do CNES. As unidades de saúde foram localizadas no Google Maps e inseridos marcadores para a sua identificação. Os resultados obtidos mostraram que, no total, havia 34 unidades de saúde no município, sendo 19 em zona urbana e 15 em zona rural. Ao todo, havia 16 cirurgiões-dentistas, resultando numa média de 2531 habitantes por profissional; assim como 40 médicos, com média de 1011 habitantes por profissional; e 37 enfermeiros, sendo 1.097 habitantes por profissional. Em 2022, na zona rural, foram realizados 8908 atendimentos individuais, 2508 atendimentos domiciliares, 18483 procedimentos e 47 atividades coletivas, por dentista; 12537 atendimentos individuais, 974 atendimentos domiciliares e ausência da realização de atividades coletivas, por médicos; 21963 atendimentos individuais, 2108 atendimentos domiciliares e 417 atividades coletivas realizadas, por enfermeiros. Conclui-se que o município conta com uma grande cobertura de unidades prestadoras de serviços de saúde, com uma média de 3039 usuários por unidade na zona urbana e 1483 usuários por unidade na zona rural. Entretanto, destaca-se a necessidade de implantação de um Centro de Especialidades Odontológicas, pois, quando há necessidade de atendimento especializado, o paciente é referenciado para outro município.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Pesquisa em Sistemas de Saúde Pública, Planejamento em Saúde, Acesso Universal aos Serviços de Saúde.
313843 - AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DA SÍNDROME DE BURNOUT NO CORPO DISCENTE DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFPA. Pedro Henrique Noronha Cavalcante, Lucas André Silveira Freitas, Darlyane Kellen Barros Torres, Fernanda Ferreira Albuquerque Jassé, Miki Taketomi Saito, Diandra Costa Arantes.
A síndrome de Burnout (SB) é uma doença caracterizada pela cronificação do estresse laboral quando o indivíduo não é capaz de enfrentar as situações provenientes do ambiente ocupacional. No passado, a SB foi descrita em trabalhadores com intenso contato interpessoal, porém, hoje, abrange todas as profissões, incluindo estudantes. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a prevalência da SB no corpo discente da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se de um estudo transversal analítico, aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (Parecer 5.458.910). Foi aplicado um questionário validado para avaliação de SB, o Malasch Burnout Inventory – Student Survey (MBI-SS), via plataforma Google Forms, cujo QR code foi disponibilizado a discentes de todos os semestres do curso de Odontologia da UFPA. Para análise dos dados, foi realizado teste de regressão logística multivariada. Participaram do estudo 310 discentes de 17 a 41 anos (mediana de 22,0 ± 3,0 anos). A maioria era do sexo feminino (65,2%), raça autodeclarada parda (54,2%), solteira (90,6%), sem filhos (93,9%), residindo com familiares (72,0%), e que dorme mais de 5 até 7 horas por dia (60,6%). Observou-se que discentes que consideram como influência negativa o espaço físico da FOUFPA (p = 0,010, OR = 8,38) e que se autoavaliam com desempenho insuficiente (p = 0,013; OR= 62,05) podem ter mais chances de desenvolver a SB. Discentes que, ao mesmo tempo, se sentiram prejudicados por atitudes de docentes (p = 0,002, OR = 3,48), que pensaram em desistir do curso (p = 0,044, OR = 1,79) e que se autoavaliam com desempenho insuficiente (p = 0,004, OR = 57,52), podem ter mais chances de desenvolver a SB. A SB foi prevalente em 40,6% da amostra analisada. Conclui-se que houve prevalência de SB em quase metade dos discentes e que a SB é mais prevalente em discentes cuja avaliação de perspectivas acadêmicas estava insatisfatória.
Palavras-chave: Esgotamento Psicológico; Estudantes de Odontologia; Esgotamento Profissional.
318358 - AUTOPERCEÇÃO DE SAÚDE BUCAL E FATORES ASSOCIADOS: RESULTADOS DA PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE 2019. Geovana Freitas Colares, Maria Sidiane Idelfonso Cardoso, Kaenia Santos Lopes De Paiva, Ana Daniela Silva Da Silveira.
O objetivo deste estudo foi avaliar a autopercepção da saúde bucal dos brasileiros, com foco em determinantes sociais, estilo de vida e acesso à serviços de saúde, usando dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019. Trata-se de uma pesquisa de corte transversal do tipo descritiva, com análise de dados secundários provenientes da PNS 2019, devidamente aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) sob o registro nº 3.529.376 (CAAE: 11713319.7.0000.0008). A abordagem estatística compreendeu a distribuição das variáveis independentes (Condições sociodemográficas; Estilos de vida; Acesso a serviços de saúde e Condição de saúde bucal), em relação à variável dependente (autopercepção da saúde bucal). O impacto das variáveis independentes sobre o desfecho foi avaliado por meio da construção de modelos de regressão logística multinominal, em análises bivariadas e múltiplas. A população observada alcançou 90,846 pessoas, o que corresponde a uma população estimada de 168,426,190 pessoas. A maioria dos brasileiros avaliou como “boa” sua saúde bucal, independentemente de fatores de associação. Embora, em sua maioria, ambos os sexos avaliem sua saúde bucal como “boa”, o OR sugere que as mulheres têm 1,03 vezes mais chances de apresentar essa avaliação em comparação aos homens (p = 0,000; IC 95%=1.021532-1.05504). Além disso, as avaliações variavam entre os estados, com a Bahia registrando a menor taxa de autoavaliação “boa” (57,55%; IC 95%=54,79-60,25) e Santa Catarina liderando com a maior proporção (77,94%; IC 95%=75,78-79,96). A falta de escovação diária (68,9%; IC 95%=58,31-76,5) e dificuldade para se alimentar (regular:76,08%; intensa: 80,83%; muito intensa: 81,2%) estão associados a avaliações regulares. O estudo destaca a necessidade de políticas de saúde direcionadas, considerando esses fatores, para melhorar a saúde bucal da população brasileira.
Palavras-chave: Autopercepção, Saúde Bucal, Inquéritos Epidemiológicos.
320240 - GESTANTES COM ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO REALIZADO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM: ANÁLISE DE DADOS DO SISAB. Juliana Garcia Alves, Carla Maria Soares Ferreira Hermes, Geovanni Pereira Mitre.
Este estudo tem como objetivo analisar o indicador referente ao pré natal odontológico na região metropolitana de Belém desde a implantação do programa Previne Brasil. Realizou-se a coleta dos dados dos municípios no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), uma base de dados pública de livre consulta, observando as porcentagens do indicador “Proporção de gestantes com atendimento odontológico realizado” desde o primeiro quadrimestre de 2022 até o primeiro quadrimestre de 2023, considerando as Equipes de Saúde da Família (eSF) e as Equipes de Atenção Básica (eAP). A partir da análise dos dados, percebe-se que, apesar de ser a capital, Belém possui ao longo dos quatro quadrimestres o menor desempenho, não alcançando a meta de 60% e apresentando pouca evolução. Além da capital, os municípios de Santa Bárbara do Pará, Ananindeua e Benevides também apresentaram números abaixo da meta no primeiro quadrimestre; porém, nos seguintes, ocorreu evolução significativa e ao final do último quadrimestre todos apresentaram porcentagem acima de 60%. Marituba e Santa Izabel do Pará iniciaram 2022 com números no intervalo de ?42% e <60%, mas no segundo quadrimestre ocorreu um aumento considerável e os números mantiveram-se acima de 60% até o término do período observado. Em contrapartida aos outros municípios, Barcarena e Castanhal tiveram desempenho expressivo desde o ínico da avaliação, mantendo-se sempre acima da meta. Com isso, observa-se que o programa Previne Brasil tem gerado de forma geral um impacto positivo ao pré-natal odontológico nos municípios da região metropolitana de Belém desde sua implementação, contribuindo para atenção integral da saúde da mulher e do bebê desde a gravidez.
Palavras-chave: Saúde Pública, Atenção Básica à Saúde, Cuidado Pré-Natal.
320346 - A DESINFORMAÇÃO MIDIÁTICA SOBRE A EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR E OS IMPACTOS PARA A ODONTOLOGIA. Luana Araújo Silva1, João Pedro Barradas De Lira, Emilie Christina Teixeira De Barros, Gabriel Mácola De Almeida, Isabelle Rocha Gauch E Liliane Silva Do Nascimento.
As cirurgias de terceiros molares têm sido abordadas com frequência pela mídia nos últimos anos, por ser a cirurgia invasiva rotineira realizada por cirurgiões-dentistas. Este trabalho objetiva observar como a exodontia de terceiros molares vem sendo referida na mídia para a população brasileira, além de relacionar os resultados desta abordagem com o contexto social atual da área odontológica e o impacto para a promoção à saúde bucal e para a adesão dos pacientes às recomendações odontológicas. O presente estudo traz uma pesquisa qualitativa com análise exploratória documental de 34 matérias relacionadas à exodontia de terceiros molares, veiculadas entre janeiro de 2018 e setembro de 2023, pelo site do G1- Globo, jornal online que é líder na categoria notícias no Brasil. Trata-se de estudo exploratório realizado por levantamento no banco de dados do site das matérias que apresenta como manchete as palavras: siso, saúde bucal, odontologia e morte. Em que pese os casos de complicações associadas à exodontia de terceiro molar serem raros, durante esses 5 anos, período em que a temática ganhou mais visibilidade nas redes sociais, foram emitidas 19 matérias associadas à palavra “morte” que projetam as sensações de medo e ansiedade na população e como consequência a negação de realizar o procedimento quando necessário, em contrapartida de apenas 11 matérias que informam e promovem a importância da avaliação odontológica. Em suma, por meio da análise das matérias e a exploração dos elementos relacionados à odontologia no site, constatou se que o procedimento de exodontia de terceiros molares sob a visão midiática necessita de reformulações, com a finalidade de fortalecer e motivar a promoção de saúde bucal, visto que as notícias que são propagadas impactam negativamente na imagem e no âmbito da profissão cirurgião-dentista para a sociedade.
Palavras-chave: Terceiro molar; Informação; Mídias Sociais; Odontologia.
320603 - ANÁLISE COMPARATIVA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DESENVOLVIDO POR HUMANO E POR INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL. Débora Raissa Sousa Silva, Regivan Marcelo Sousa Santos Júnior, Vitória Lacerda Santos, Diandra Costa Arantes, Fernanda Ferreira de Albuquerque Jassé.
O ChatGPT é uma ferramenta pública desenvolvida pela OpenAI. Esse programa de linguagem é altamente capaz de suprir uma ampla gama de solicitações baseadas em textos. Isso pode ocasionar que acadêmicos passem a utilizar essa tecnologia para que o mesmo realize suas tarefas, escritas em alta qualidade. O objetivo desse trabalho é avaliar a possibilidade de utilização do aplicativo de inteligência artificial ChatGPT no processo de produção de um trabalho de conclusão de curso em Odontologia. A pesquisa foi dividida em duas fases. Na primeira fase, foi escolhida a temática relacionada à área odontológica como foco dos questionamentos/instruções direcionados ao ChatGPT, sobre a qual foi produzido o referencial teórico do trabalho acadêmico. Sobre o mesmo tema foi elaborado um TCC no aplicativo. Na segunda fase, foram avaliados os seguintes aspectos: a) Possíveis comandos enviados ao aplicativo para redação de cada seção do TCC e qual comando apresentou o melhor resultado de redação; b) A veracidade das informações e das referências fornecidas pelo aplicativo; c) Determinação de palavras-chave de cada TCC produzido pelos seres humanos e a presença delas averiguada no TCC produzido pelo aplicativo; d) O plágio. Como principais resultados, destacam-se os seguintes fatos: não foi possível concluir que o texto analisado apresentava evidências de plágio; do ponto de vista tecnológico, o texto em análise não foi capaz de incorporar as particularidades da linguagem humana; do ponto de vista técnico-odontológico, apesar dos textos corretos, os mesmos apresentaram um caráter genérico; e, sob a perspectiva linguística, o texto elaborado pelo chatgpt foi redigido corretamente, mas não foi capaz de incorporar à sua redação capacidades associadas à linguagem humana essenciais à construção de textos de natureza acadêmica. Em síntese, a inteligência artificial pode ser aliada a inteligência humana para resultados promissores.
Palavras-chave: Tecnologia, Plágio, Inteligência Artificial
Modalidade: Projeto de Extensão
314512 - USO DE ATIVIDADES LÚDICAS PARA O APRENDIZADO DE SAÚDE BUCAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Emanuely Vitória Marques Lobo, Wallace Pantoja dos Santos, Leonardo Silva do Nascimento, Danielle Tupinambá Emmi.
As atividades lúdicas na odontologia tornam-se essenciais no processo de aprendizado para crianças. Essas atividades promovem o desenvolvimento intelectual, a socialização e o respeito. Dessa forma, o projeto Sorena tem como objetivo principal educar para saúde, promovendo atividades para o desenvolvimento integral da criança por meio de jogos e brincadeiras relacionados à saúde bucal. Relatar a experiência de voluntariado em um projeto de extensão na Unidade Sorena, referente ao uso de jogos lúdicos no aprendizado em saúde para crianças. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo relato de experiência. O local escolhido para a realização das atividades foi a Unidade Sorena, localizada no bairro da Cremação em Belém, Pará. As ações do projeto foram realizadas durante o período de abril a junho de 2023. Para a metodologia utilizou-se a observação da realidade, planejamento das atividades práticas e a aplicação dos jogos e brincadeiras. A partir do planejamento do mês é aplicado uma atividade que estimula o aprendizado com as crianças participantes do projeto. Assim, são aplicados jogos motores e competitivos, como “jogo da velha odontológico”, a qual a criança vai estimular suas habilidades de coordenação e reflexo; e jogos de intelecto e disputa como “Alimentos amigos e inimigos dos dentes”, a qual a criança é estimulada a aprimorar seus conhecimentos sobre a saúde bucal. Ademais, a utilização do lúdico contribui para facilitar a assimilação dos conteúdos apresentados e o raciocínio da criança. Dessa forma, nota-se que a execução dessas práticas dentro de uma perspectiva lúdica, torna-se uma ferramenta facilitadora para o processo de aprendizagem em saúde pelas crianças.
Palavras-chave: Ludicidade; Crianças; Saúde bucal
316225 - TRIAGEM INTELIGENTE: VALIDAÇÃO PREDITIVA DE CHATBOT PARA PRÉ TRIAGEM DE PACIENTES PARA CLÍNICA UNIVERSITÁRIA. Ketsia Rayssa Henriques Ferreira, Luana Jhennyfer da Costa Pantoja, Douglas Almeida Vidal, Marcos Cesar da Rocha Seruffo, Fernanda Ferreira de Albuquerque Jassé, Diandra Costa Arantes.
A triagem da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FOUFPA) apresenta dificuldades no direcionamento do paciente à clínica mais adequada para tratamento. O objetivo da pesquisa foi efetuar a validação preditiva de chatbot para otimizar o encaminhamento de pacientes às clínicas da FOUFPA. Trata-se de um estudo transversal quantitativo aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA (parecer 5.659.309). Para validação preditiva do chatbot, previamente desenvolvido, foram comparados: 1) dados relatados ao chatbot pelo paciente com 2) exame clínico odontológico. Os dados foram analisados por estatística inferencial, com Teste Exato de Fisher; e análise de acurácia e de reprodutibilidade, com Curva ROC e teste Kappa de Cohen. Trinta indivíduos acima de 18 anos que aguardavam atendimento na FOUFPA compuseram a amostra. Os resultados mostraram que apenas o uso do celular para leitura de notícias apresentou relação estatisticamente significativa com o uso para agendamento de consultas (p=0,025). Houve concordância acima de 80% entre a mensuração do chatbot e a do exame clínico para as variáveis: perda de dente permanente, edentulismo na arcada superior, manchas e feridas na gengiva ou no palato, dor de dente anterior ou posterior, raiz residual, recessão gengival e mobilidade dental. O chatbot mostrou reprodutibilidade perfeita para perda de dente permanente e edentulismo superior (Kappa>0,8; p<0,001); e reprodutibilidade regular para mobilidade dental, tártaro e sangramento gengival (Kappa>0,20<0,40; p<0,05). Houve boa acurácia (AUC>0,700; p<0,05) para condições clínicas de perda de dente permanente, edentulismo superior, dor em dente anterior ou posterior e recessão gengival. Portanto, a comparação entre o chatbot e o exame clínico evidenciou que aplicação da inteligência artificial pode ser eficaz para auxiliar a triagem dos pacientes da FOUFPA, entretanto, com baixo potencial de detecção de condições periodontais.
Palavras-chave: Odontologia; Pacientes; Inteligência Artificial.
316336 - CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DO ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO EM PACIENTES GESTANTES. Gabriela Marçal Moreira de Lima, Carla Cristina Ferreira dos Santos, Carolynne Ferreira dos Santos, Leandro Corrêa Fonseca, Erick Nelo Pedreira.
O atendimento odontológico durante a gravidez é essencial para a saúde materno fetal. Este estudo busca identificar os principais entraves que afetam esse atendimento, com o intuito de investigar os obstáculos que limitam o acesso e a qualidade do atendimento odontológico para mulheres grávidas, além de compreender as consequências desses entraves na saúde bucal das gestantes e seus bebês. A busca foi realizada, nas plataformas PubMed e SCIELO e no portal de periódicos CAPES, realizando a pesquisa de descritores como: pré-natal odontológico e saúde de gestantes. Estudos publicados nos últimos 7 anos, que abordaram a temática foram incluídos na revisão. Durante a pesquisa destaca-se que, apesar da importância reconhecida do atendimento odontológico durante a gravidez, diversas problemáticas persistem. Estas incluem o carecimento de informações claras para gestantes, resultando na dificuldade em buscar tratamento e na falta de conhecimento sobre como manter a saúde bucal durante esse período crítico.Além disso, há preocupação com a segurança de procedimentos, pois há um receio generalizado de que práticas odontológicas durante a gravidez possam prejudicar o feto. Essa preocupação muitas vezes leva as gestantes a evitar consultas odontológicas, mesmo quando estão enfrentando problemas dentários. Fatores socioeconômicos também podem influenciar o acesso ao atendimento odontológico durante a gravidez. Mulheres socialmente menos favorecidas podem enfrentar dificuldades em buscar tratamento devido a limitações financeiras, mesmo com a presença do pré-natal odontológico disponível no SUS. É notório então que os entraves no atendimento odontológico de mulheres grávidas representam um desafio significativo para a promoção da saúde bucal materno-infantil. Diante dos estudos avaliados infere-se que estratégias de conscientização e capacitação profissional são necessárias para superar esses obstáculos e garantir que as gestantes recebam o cuidado odontológico adequado.
Palavras-chave: Odontologia Integrativa, Cuidado Pré-Natal, Gravidez.
316378 - RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE PARA CRIANÇAS: METODOLOGIAS ATIVAS-LÚDICAS NA ABORDAGEM DE EXTENSÃO. Fábio Luis Lopes de Oliveira, André Dias de Almeida, Leonardo Silva do Nascimento, Danielle Tupinambá Emmi.
A promoção da conscientização sobre a importância da saúde bucal nas crianças é fundamental para estabelecer hábitos saudáveis desde a infância. Desse modo, o presente estudo teve como objetivo relatar a reinterpretação das práticas de Educação em Saúde Bucal no ensino infantil, por meio da implementação de metodologias ativas-lúdicas na abordagem de extensão do Projeto Sorena, visando aprimorar o aprendizado e promover a conscientização sobre a importância da saúde bucal nas crianças. Usou-se como método de abordagem ativa brincadeiras de cunho informativo referente à cárie dentária como, “passa ou repassa”, “jogo da velha odontológico” e jogos de quiz “amigos e inimigos do dente”. Os resultados obtidos neste relato demonstraram que o uso de metodologias ativas e lúdicas como as brincadeiras educativas, obtiveram um impacto positivo no aprendizado e na conscientização das crianças sobre a importância da saúde bucal. Observou-se um aumento significativo no conhecimento das crianças sobre a cárie dentária e sua prevenção, bem como um maior engajamento e entusiasmo durante as atividades educativas, ressaltando que a implementação de metodologias ativas e lúdicas no Projeto de extensão Sorena, demonstrou ser uma abordagem eficaz para aprimorar o aprendizado das crianças na compreensão dos cuidados com a saúde bucal. Os resultados positivos logrados indicam que investir na educação em saúde bucal por meio de abordagens lúdicas pode contribuir substancialmente para a prevenção de problemas dentários e, consequentemente, para uma melhor qualidade de vida das crianças.
Palavras-chave: Educação em saúde bucal, Crianças, Prevenção.
SBN: 978-65-01-37185-6 316437 - UTILIZAÇÃO DA PRÁTICA ESPORTIVA COMO ARTIFÍCIO COOPERATIVO NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL COM CRIANÇAS. Leonardo Silva do Nascimento, Victor Diogo da Silva Quaresma, Raissa Baía Valente, Emanuely Vitória Marques Lobo, Fábio Luis Lopes de Oliveira, Danielle Tupinambá Emmi.
O intuito do presente relato é demostrar um dos artifícios que os voluntários do Projeto Social Sorena utilizam durante as atividades para aumentar a adesão das crianças aos ensinamentos acerca dos cuidados com a higiene oral, por meio da recreação e estímulos à competitividade entre elas. Para não onerar o orçamento da instituição que assiste crianças em situação de vulnerabilidade, na execução das dinâmicas são utilizados materiais de fácil acesso, como artigos de papelaria (fita crepe, folhas de papel, impressões coloridas), uso de materiais recicláveis, além de bolas, a quadra de esportes e um banco de perguntas relacionadas a Educação em Saúde Bucal (ESB). Como exemplos de atividades, foram selecionados para a demonstração 03 das inúmeras outras dinâmicas realizadas no cotidiano dos assistidos, entre elas o Curling – um esporte pouco conhecido no Brasil, mas de grande relevância nos jogos olímpicos de inverno; o Handebol odontológico – uma adaptação de outra modalidade olímpica; e o “Detonando a Cárie” que tem como base os fundamentos do boliche. Todas as atividades são elaboradas pelos próprios voluntários, favorecem o trabalho em equipe, coordenação motora e o condicionamento físico. Ao longo de 18 meses, notou-se o aumento do interesse das crianças por assuntos relacionados a ESB e também da noção básica para determinados assuntos como: técnica de escovação, cárie, alimentos cariogênicos, alimentos detergentes, entre outros. Parafraseando Elijarbas Rocha, mestre em educação pela Flórida Christian University (FCU), “O esporte tem capacidade de transformar pensamentos educando o jovem pelo prazer”. Portanto, o esporte é essencial no processo de ESB, pois educa brincando e é forte aliado no combate à cárie dentária, dando sinais de que essas crianças serão multiplicadoras de informações, e serão adultos mais preocupados com a saúde bucal e, consequentemente, com menores índices de patologias bucais.
Palavras-chave: Educação em Saúde Bucal; Cárie Dentária; Odontologia do Esporte.
316438 - MONITORAMENTO DO MEDO FRENTE À ISTRUMENTAIS ODONTOLÓGICOS COM CRIANÇAS DO PROJETO SORENA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Leonardo Silva do Nascimento, Victor Diogo da Silva Quaresma, Raissa Baia Valente, Emanuely Vitória Marques Lobo, Fabio Luis Lopes de Oliveira, Danielle Tupinambá Emmi.
O propósito dessa experiência foi monitorar, através da entrevista de 64 crianças, o grau de medo que os assistidos do Projeto Social, na faixa etária de 07 a 12 anos, têm frente aos instrumentais mais utilizados no dia a dia de um consultório odontológico e traçar as melhores estratégias para o manejo, haja vista que essas podem ser resistentes e evasivas a futuros atendimentos. Para execução, os responsáveis deram o consentimento por escrito e era respeitado a concordância da criança na participação. Assim, utilizou-se um painel com “emojis” nas opções: confortável (1); curioso (2); desconfortável (3); medo(4), para a criança indicar a emoção que ela estava sentindo, EPI’s, espelho, explorador, pinça , seringa carpule, micromotores, cadeira odontológica e formulário virtual. As crianças eram conduzidas ao consultório, sentavam-se, eram apresentados os instrumentais e, ao final da demonstração, era solicitado a ela que indicasse um “emoji” do painel. Depois, era explicada a função dos instrumentais, a fim de reduzir o medo nas consultas. Os resultados apontaram que o instrumental que despertou mais medo foi a seringa carpule (71,9%). O que causou mais desconforto foi a pinça (42,2%). O instrumento que deixou as crianças mais curiosas foi a colher de dentina (53,1%). E o instrumental de maior adesão pelas crianças (confortável) foi o espelho clínico (57,8%). Assim, foi possível observar que o medo é estimulado pela seringa, indo de encontro com um estudo publicado em 2013, na Revista de Odonpediatria da UNESP, logo, essas crianças devem ter um atendimento mais cauteloso e humanizado durante a utilização desse instrumental. Como disse Nelson Mandela em sua obra “Long walk to freedom”-“Bravo não é quem não sente medo, é quem o vence”. Portanto, o cirurgião dentista deve ajudar essas crianças vencerem o medo e serem mais assíduos em consultas. Somente assim, serão reduzidos os índices de patologias bucais e pode-se ter uma sociedade com mais qualidade de vida.
Palavras-chave: Instrumentos Odontológicos; Medo; Monitoramento da Saúde; Odontologia para Crianças.
316441 - A IMPORTÂNCIA DO PROJETO SORENA NA FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES DE SAÚDE BUCAL. André Dias de Almieda1, Fábio Luiz Lopes de Oliveira, Laryssa Soares Gonçalves, Leticia Victoria Pereira Crisostomo, Danielle Tupinamba Emmi.
O objetivo desse trabalho é descrever a importância do projeto de extensão Sorena na formação de agentes multiplicadores de saúde bucal. Trata-se de um estudo observacional, tipo relato de experiência, realizado em uma instituição sem fins lucrativos, de caráter beneficente e assistencial, administrada pela Basílica Santuário de Nazaré. Localiza-se em um bairro periférico da cidade de Belém e atende às famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No que se refere à atenção e promoção em saúde bucal, o projeto Sorena desenvolve diversas dinâmicas sobre educação preventiva em saúde bucal, com 120 assistidos na faixa etária de 7 a 13 anos. Dentre as dinâmicas, cita-se a escovação supervisionada, na qual foi possível observar o domínio das crianças mediante a passagem do fio dental e as técnicas de escovação mais indicadas para uma boa higiene oral. A princípio, os discentes voluntários do projeto apenas analisavam os procedimentos realizados pelos assistidos, sem fazer interferências. Desse modo, foi possível observar dois grupos: os que haviam maior domínio sobre a passagem do fio dental e as técnicas de escovação (crianças que já participavam do projeto há mais de um ano) e os que possuíam um menor domínio (os recém-chegados na instituição). Assim, os assistidos com maior domínio das técnicas corrigiam de forma assertiva o grupo das crianças que possuíam um menor domínio, favorecendo, desse modo, a multiplicação do conhecimento sobre saúde bucal sem interferência dos estudantes ou profissional da odontologia. Deve-se ressaltar a importância do projeto Sorena, que, por meio de suas atividades educativas lúdicas, contribuem não somente para a formação do profissional da odontologia, mas também favorece o acesso à educação em saúde bucal para crianças inseridas em comunidades com vulnerabilidade socioeconômica, assim como capacitam-nas a serem agentes propagadores de saúde bucal no meio em que estão inseridas.
Palavras-chave: saúde bucal; educação preventiva; desenvolvimento de pré-escolares.
316667 - EXTENSÃO I: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DOS CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL DE INDIVÍDUOS DA TERCEIRA IDADE. Tullyana Do Socorro Alberto Da Silva, Vitória Camilly Rocha Borges, Jéssica Cristina Saraiva Alcantara, Graziele Borcem Souza, Kamila Leal Correa.
A disciplina de extensão do curso de odontologia representa uma valiosa ferramenta educacional que visa proporcionar experiências práticas de campo e da pesquisa científica. Nesse contexto, ações de cuidado em saúde são importantes para frisar a necessidade de uma higiene bucal adequada, principalmente de indivíduos que precisam de uma melhor atenção, como é o caso dos idosos. O objetivo deste trabalho é compartilhar as experiências vivenciadas durante uma ação integrativa direcionada ao público idoso. A experiência disciplinar ocorreu no Município Coqueiro-PA, nas dependências de uma Unidade Básica de Saúde, em 11 de novembro de 2022, quando os estudantes do curso de odontologia realizaram palestras sobre a importância da higiene bucal e da restauração das funções por meio de próteses dentárias. Durante esse período, foram alcançados resultados positivos tanto para a formação acadêmica dos discentes quanto para o público-alvo, incluindo a compreensão de experiências práticas e casos clínicos, além do desenvolvimento de habilidades de comunicação e destreza em situações práticas. Essa experiência enriquecedora proporcionou aos estudantes uma ampliação significativa do conhecimento em relação aos cuidados com a saúde bucal dos idosos, incluindo suas particularidades e desafios. Durante a realização da ação, foi possível observar que cada idoso possui características únicas como paciente, demandando atenção personalizada na área de atenção primária à saúde. Com isso, foi possível perceber a importância dos odontólogos na avaliação da saúde bucal dos idosos. Portanto, essa ação como parte da disciplina de extensão contribuiu para a formação acadêmico-profissional, fortalecendo a percepção discente sobre cuidado em saúde por meio de um componente educacional valioso, proporcionando experiências engrandecedoras para os discentes. Além disso, essa ação ressaltou o papel fundamental dos dentistas no contexto do Sistema Único de Saúde e na promoção da saúde bucal dos idoso.
Palavras-chave: Saúde bucal, atenção primária, idosos.
318372 - DESENVOLVIMENTO DE CHATBOT PARA PRÉ-TRIAGEM DAS CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS DA FO-UFPA. Luana Jhennyfer da Costa Pantoja, Douglas Almeida Vidal, Ketsia Rayssa Henriques Ferreira, Marcos Cesar da Rocha Seruffo, Diandra Costa Arantes, Fernanda Ferreira de Albuquerque Jassé.
A Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (FO-UFPA) oferece serviços odontológicos à comunidade através de suas clínicas-escolas e do Sistema Único de Saúde (SUS). Entretanto, nota-se uma problemática organizacional quanto aos processos de encaminhamento dos pacientes para as clínicas em que receberão atendimento, causando demora para o início do tratamento, idas repetitivas e desnecessárias ao prédio da FO-UFPA. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um chatbot de inteligência artificial que direciona os pacientes para as clínicas odontológicas da FO-UFPA por meio de mensagens de texto, com base em sua saúde bucal autorreferida. Trata-se de um estudo de desenvolvimento, que passou por etapas de entrevistas semiestruturadas, construção de conteúdo e cenários do bot, e programação. Como produto final, obteve-se um software que interage com o usuário a partir de uma saudação inicial, explica seu objetivo e sugere sinais e sintomas que o paciente possa identificar em si mesmo, o encaminhando para a clínica mais adequada à sua demanda. Conforme os testes pilotos, o chatbot apresenta boa usabilidade e interação com os usuários, auxiliando servidores e pacientes no momento do encaminhamento, mitigando o problema estrutural do processo de encaminhamento, através da pré-triagem com uso de inteligência artificial.
Palavras-chave: Inteligência artificial, Saúde digital, Triagem.
319039 - A CONSTRUÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR COMO INSTRUMENTO POTENCIALIZADOR DO CUIDADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Camila Borges da Silva, Gabriel Paz de Lima, Emilly de Cássia Mendonça da Silva, Neyla Maria Miranda Costa Melo.
Relatar a experiência da construção de um Projeto Terapêutico Singular (PTS) na visão de uma residência em Estratégia em Saúde da Família. O PTS é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas que buscam o cuidado integral ao paciente, através da articulação do cuidado. É construído entre equipe de saúde e usuário, e é fruto da discussão de uma equipe interdisciplinar com apoio matricial, se necessário. A construção tem caráter provisório sujeito a revisões, uma vez que a situação e as relações estão em constante transformação, incorpora a noção interdisciplinar que recolhe a contribuição de várias especialidades e de distintas profissões. A confecção do PTS foi feita durante as atividades teórico-prático da disciplina de ‘‘Núcleo Ampliado de Saúde da Família’’ de residências em Saúde da Família de duas universidades, foi realizado para uma paciente do município de Benevides, a equipe era composta por e cirurgiões-dentistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e enfermeiros. Inicialmente, foi realizado o diagnóstico situacional, observando as demandas do usuário, além da confecção de um genograma e ecomapa, posteriormente, discutiu-se o caso, a fim de definir metas, prazos, articular e dividir demandas. Foi avaliado no caso clínico; a paciente idosa, sexo feminino, diabética, hipertensa, com uma série de queixas osteomioarticulares e demandas psicossociais, foi articulado o cuidado por períodos de 3, 6 e 12 meses pela aplicação das metas, as quais envolveram atenção de baixa e média complexidade, associado as atividades extras das equipes de saúde, como academia de saúde. Na elaboração do PTS pela equipe de residentes possibilitou a visão multiprofissional entre teoria e prática, fortalecendo a visão do trabalho em equipe e o processo de integralidade do serviço de saúde, fortalecendo o cuidado, o qual favorece o ensino e beneficia a paciente e seus familiares.
Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde, Educação Interprofissional, Saúde Coletiva.
320321 - O ESTUDO ETNOGRÁFICO EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS SOB A PERSPECTIVA DE UM PROJETO DE SAÚDE BUCAL COMUNITÁRIO. Talytha de Wilkersan Coelho Aguiar1, João de Assis Galvão, Valdirenni Dourado da Conceição Pereira, Stefane Clivia Cavalcante Pinheiro Góes, Marlene Ribeiro de Oliveira, Amujacy Tavares Vilhena.
Este estudo é parte de uma pesquisa em Comunidade Tradicional realizada pelo Projeto de Extensão do Lababoratório de Bioantropologia (UFPA) e acadêmicos de odontologia como CAAE: 55312822.9.0000.0018- ICS/ UFPA e Parecer: 5.348.565, com o objetivo de conhecer e realizar uma imersão cultural em comunidades Quilombolas a fim de propor e produzir uma pesquisa em saúde bucal contextualizada, respeitando as diretrizes da convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O percurso metodológico adotado foi uma “experiência etnográfica” nas comunidades Quilombolas localizadas nos municípios de Abaetetuba e Moju, Estado do Pará. A experiência teve foco no movimento empático de colocar-se no lugar do outro, aproveitando que a experiência traz a capacidade de se questionar um conjunto de pressupostos éticos e metodológicos. As visitas as comunidades foram agendadas e realizadas por meio do dia a dia na perspectiva etnográfica, com os registros dos diálogos, vivências, sugestões, para contextualizar o projeto e suas especificidades. O estudo identificou que a localização das comunidades possui impacto negativo de governança, iniquidades em saúde, falta de políticas públicas e efetividade da implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Os determinantes sociais na saúde necessitavam ser discutidos e apresentados pelo Projeto de Pesquisa de saúde oral devido aos fatores de risco em saúde. Essa experiência etnográfica reconheceu o outro como protagonista do processo saúde-doença, identificou que a oralidade dos costumes e tradições é muito viva e dinâmica, as iniquidades em saúde são reais. Foi possível vislumbrar potencialidades e reconhecer as limitações, a fim de propor um Projeto de Pesquisa em saúde bucal com qualidade acadêmica e de forma contextualizada na Etnografia.
Palavras-chave: Etnografia, Saúde Coletiva e Saúde Bucal.
320326 - INFEÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS PARA GESTANTES: UMA ABORDAGEM EM SAÚDE COLETIVA. Talytha de Wilkersan Coelho Aguiar, Leilane Melo Maia, Liza Costa Pessoa Gomes, Maria Rita Chaves Lopes, Graciele Rodrigues Mafra, Regina Angélica de Araújo Tavares da Silva.
Visando promover a educação em saúde no âmbito da Odontologia, esta atividade extensionista, realizada por acadêmicas do 4° período do curso de Graduação em Odontologia da FATEFIG, trabalhou os cuidados com a higiene bucal e o alerta para as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) com manifestações na cavidade oral para gestantes do programa Estratégia da Saúde e da Família na Unidade Básica de Saúde Helson Bezerra Leal e na Maternidade Dr. Augusto Sérgio Santos de Almeida, no município de Tucuruí, Estado do Pará. Foi promovida uma oficina de educação em saúde focada na transmissão vertical das Infecções Sexualmente Transmissíveis para as gestantes adscritas na Unidade de Saúde e na Maternidade. As infecções apresentadas aos participantes foram Sífilis, HPV, Hepatite A e B e HIV/AIDS com foco nas manifestações bucais que podem acometer a mãe e o recém-nascido. Como recurso audiovisual, foram utilizadas apresentações em slides para a realização da oficina. Esta atividade extensionista sobre as IST’s para gestantes com ênfase nas manifestações na cavidade oral foi elaborada e repassada de maneira preventiva e aconselhadora a todas as gestantes presentes nos locais, mostrando-se efetiva para a ação devido haver pouco conhecimento por parte das mães em relação às IST’s, o que possibilitou um aprofundamento do assunto mediante as dúvidas apresentadas pelas mesmas. No entanto, é relevante destacar que a troca de informações é um complemento dentro de uma rede de estratégias para a adoção de comportamentos sexuais mais seguros. O diálogo continua sendo uma das estratégias de promoção da prevenção, e técnicas como oficinas, rodas de conversa, os grupos operativos e o aconselhamento, nos serviços de saúde, escolas e demais lócus da prevenção, são caminhos para a disseminação de informações que promovam a adoção de práticas seguras.
Palavras-chave: Infecções Sexualmente Transmissíveis, Saúde Coletiva, Transmissão Vertical.
320353 - TRATAMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRAL INTENSIVO: PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL POR MEIO DO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO INTEGRADO. Anderson Cesar Costa Santos, Rebeca Isabel Chaves Santos, Bárbara de Nazaré Gaia Barbosa, Leonardo May Silva dos Santos, Raissa Alexia Siqueira Mendes, Eliane Bermeguy Alves.
A ausência de tempo por parte da população adulta tem contribuído para o distanciamento dos consultórios odontológicos pois, normalmente, terapias odontológicas requerem múltiplas consultas em variadas especialidades que por sua vez, na maioria dos casos não se desenvolvem no mesmo local. O tratamento integral multidisciplinar, se mostra como uma opção vantajosa para o paciente, visto que este não precisaria despender horas no trânsito ou em salas de espera já que seu tratamento seria executado por uma equipe, em uma só clínica. Portanto, o projeto visa promover um atendimento integral e especializado. Dado isso, discentes do 8° ao 10° semestre promovem triagens sob orientação dos docentes que estão associados ao projeto, desenvolvendo diagnósticos e planos de tratamento adequados às necessidades do paciente, e com foco nos princípios da brevidade e eficiência. Foram realizados diversos tratamentos odontológicos por meio de atividades preventivas e curativas nos pacientes através da integralidade de diversas especialidades odontológicas. A atividade multidisciplinar define para o discente a oportunidade de uma formação completa; o aprendizado de que a multidisciplinaridade é imprescindível para alcançar os melhores resultados; a experiência de trabalhar em equipe, amadurecendo sua percepção de que a sinergia e a ação cooperativa potencializam o tratamento e minimizam as possíveis falhas de diagnóstico e a consciência de que a saúde é única e o paciente é um indivíduo completo reforçando a visão holística que deve permear os atendimentos na área da saúde. Tudo isto agregado a possibilidade de realizar o tratamento em um tempo reduzido acompanhando e executando todo o planejamento odontológico do paciente. Assim, o projeto de atendimento integral e multidisciplinar proporciona ao paciente um atendimento completo, generalista e especializado, promovendo aos discentes o suporte de docentes com conhecimento aprofundado nas especialidades.
Palavras-chave: assistência odontológica; atenção à saúde; clínica odontológica.
320383 - PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL À JOVENS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DO PROJETO SOCIAL SORENA. Anderson Cesar Costa Santos, Bárbara de Nazaré Gaia Barbosa, Jessica Torres Ferreira, Maria Raiane Costa de Freitas, Jadson Nunes de Melo, Danielle Tupinambá Emmi.
O Projeto Social Unidade Sorena, localizado no bairro da Cremação, em Belém, dá assistência à crianças que estão em situação de vulnerabilidade social. A unidade investe em atividades socioeducativas, pedagógicas e esportivas com o objetivo de promover a cidadania por meio da educação. Atua com os moldes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, prevenindo a ocorrência de risco social. Desse modo, o Projeto de Extensão em saúde bucal da UFPA visa a promoção de saúde bucal às crianças da Unidade Sorena. Nesse sentido, discentes do 1° ao 10° semestre promovem educação em saúde oral por meio de palestras, dinâmicas e atividades socioeducativas à crianças em situação de vulnerabilidade inscritas no Projeto Social Sorena. Com isso, desde o início do projeto, dezenas de crianças, de 7 a 12 anos, recebem acompanhamento, participam de atividades lúdicas e oficinas laborais. Além disso, foram beneficiadas com palestras educativas, kits de higiene oral e orientações em saúde bucal. O Projeto de Extensão em Saúde Bucal na Unidade Sorena, define para o discente a oportunidade de conhecer e trabalhar com crianças de 7 a 12 anos, seja colocando em prática o que aprendeu ao longo do curso ou potencializando suas habilidades no manejo dos menores, que podem favorecer um melhor desempenho nas disciplinas de Saúde Coletiva e Odontopediatria. Vale ressaltar a experiência de trabalhar em equipe na promoção da saúde bucal e no desenvolvimento da humanização do futuro cirurgião-dentista. Assim, o Projeto oportuniza a promoção em saúde, o saber do cuidado em higiene bucal, melhoria na qualidade de vida e transformação social, além de proporcionar aos discentes a humanização e experiência no manejo de crianças.
Palavras-chave: saúde bucal; crianças; vulnerabilidade social.
320393 - AÇÕES ODONTOLÓGICAS EM UBS FLUVIAL NA REGIÃO AMAZÔNICA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Marcela Fernanda dos Santos Rocha, Claudivan Balbino Mello, Antonia Roberta Mitre Sampaio.
Relatar a experiência de um estágio optativo pela residência na região do Amazonas em uma Unidade Básica Fluvial apresentando as ações realizadas por profissionais da odontologia e as características assistenciais odontológicas das comunidades durante a expedição. O estágio ocorreu no município de Manicoré- AM na UBSF Nossa Senhora das Dores com a equipe da ESFR Verdum Joaqui de Oliveira Neto. Foram 19 dias embarcado realizando atendimento todos os dias durante dois turnos para as 29 microáreas que compunha essa estratégia. A equipe odontológica era composta por 2 cirurgiões dentistas ( 1 dentista da equipe e 1 residente) e 1 TSB, as atividades realizadas eram comuns às equipes da ESF como assistência clínica odontológica, atividades coletivas de promoção à saúde e visitas domiciliares. Baseado no relatório de atendimentos odontológico emitido pelo PEC foram realizados 244 atendimentos de demanda espontanea, dentre os usuário 31 eram gestantes e 2 pacientes com necessidades especiais, a faixa etária prevalente foi de 10 a 14 anos de idade, o sexo do usuário que buscava atendimento 138 eram do sexo feminino e 106 masculino. Pela vigilância em saúde bucal os casos eram de dor de dente, abscesso dentoalveolar e não identificados. Dentre os procedimentos mais prevalentes estão orientação em higiene bucal (226); raspagem supragengival (96) e exodontia de dente permanente (61). O estágio pode promover uma grande experiência cultural e de contato com a natureza atendendo as comunidades ribeirinhas, e mostrou que a situação de saúde bucal ainda tem a doença cárie como a principal responsável pelas perdas dentárias e noções básicas de higienização da cavidade oral é negligenciada.
Palavras-chave: Assistência Odontologia, Estratégia Saúde da Família (ESF), Residência Multidisciplinar.
320508 - SORRISO NAS ESCOLAS: LEVANDO SAÚDE BUCAL ÀS CRIANÇAS E FUNCIONÁRIOS DA ESCOLA CEPAL, ABAETETUBA/PA. Marcelle Vilhena Oliveira de Souza, Leidiane Batista Gonçalves, Everson Bruno Quaresma dos Santos.
O objetivo deste trabalho é relatar as ações do Projeto de Extensão “Sorriso nas escolas”, no município de Abaetetuba, Pará, com finalidade de levar a importância da introdução de cuidados de higiene oral aos funcionários e alunos da instituição. O projeto foi executado na Escola Municipal do ensino infantil Cepal (Abaetetuba/PA) e planejado para atender o público infantil através da realização de teatro com fantoches de forma lúdica, oficinas práticas de alimentos benéficos e cariogênicos para os dentes, orientação de escovação utilizando macromodelo construído pelos alunos do curso de odontologia, além da distribuição de pinturas educativas em sala de aula. O público adulto também foi contemplado por meio de palestras sobre as principais doenças que podem acometer a cavidade oral, dentre elas: cárie dentária, gengivite e periodontite, assim como orientações e entrega de material educativo de higienização e prevenção das doenças. Todos os participantes, ao final do evento receberam kits contendo escova de dente, dentifrício e fio dental. Durante a atuação do projeto de extensão, observou-se que o simples fato de ensinar a fazer uma escovação correta é algo que desperta o interesse das pessoas que as vezes estão fazendo de forma errada, pois informações sobre os cuidados básicos sobre saúde bucal e as possíveis doenças que acometem a boca, nem sempre são assuntos e cuidados de conhecimentos de todos. Isso foi constatado também com o relato recebido dos funcionários da instituição. A utilização dos recursos lúdicos para promoção de saúde bucal despertou interesse nos alunos em aprender e participar das atividades, assim, contribuindo para o cuidado com a cavidade oral desde a infância. Logo, por meio deste projeto de extensão, causou-se um impacto positivo na vida dos participantes da escola, por meio da conscientização e da adoção de práticas saudáveis, a fim de reduzir problemas de saúde bucal e melhorar a qualidade de vida no município de Abaetetuba/PA.
Palavras-chave: Saúde Bucal, Promoção da saúde, Higiene Bucal.
320568 - PROJETO SORRINDO PELOS CICLOS DA VIDA: EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL INTEGRAL E INDIVIDUALIZADA PARA TODAS AS FAIXAS ETÁRIAS. Raissa Baia Valente, Ana Carolina Moraes Costa, Leonardo Silva Do Nascimento, Victor Diogo Da Silva Quaresma, Lucas Vinicius Cabral Da Trindade, Vânia Castro Corrêa.
O projeto de extensão Sorrindo pelos Ciclos da vida objetiva executar estratégias de educação em saúde bucal de forma individualizada para cada faixa etária assistida pelo Lar Fabiano de Cristo, instituição que acolhe a comunidade em situação de alta vulnerabilidade social, tendo 20 acadêmicos voluntários atuando. Após intensa pesquisa bibliográfica ser realizada, analisando especificamente as necessidades de cada grupo etário, notou-se demandas muito diferentes levando, portanto, à divisão estratégica das faixas etárias em grupos para a execução das atividades de forma personalizada. Sendo eles: 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos, 16 a 17 anos, adultos e idosos, com aproximadamente 40 pessoas por grupo. Desse modo, todos recebem palestras gerais abordando a educação em saúde bucal utilizando banner e demonstração em macromodelos, sendo a das crianças focada em instalar bons habitos e ensinar sobre a cárie de forma lúdica, com brincadeiras e auxílio de escovódromo. Aos adolescentes, temas mais coerentes com a idade são adicionados como álcool, cigarro, e informações sobre doenças sexualmente transmissíveis, aliadas a dinâmicas de grupo. Aos idosos, a programação inclui folders de cuidados com próteses, exames clínicos intraorais e temas envolvendo o autoexame no diagnóstico precoce de lesões potencialmente malignas. Com isso, notou-se que todas as faixas etárias receberam cuidado integral e indivilualizado, promovendo maior interesse e identificação com os temas propostos, tendo alto engajamento dos participantes, os quais manifestaram muitas dúvidas que foram esclarecidas ao longo do processo. Portanto, o projeto e suas estratégias são ferramentas que se mostraram eficazes para promoção da educação em saúde bucal de forma individualizada e para combater a desinformação da população. Reconhecer que as necessidades e desafios variam ao longo das diferentes fases da vida contribui para melhor promover qualidade de vida em todas as faixas etárias envolvidas.
Palavras-chave: Grupos Etários, Educação em Saúde Bucal; Cárie Dentária.
320596 - ESTRATÉGIAS LÚDICAS NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA EM COMUNIDADE QUILOMBOLA NA AMAZÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Gabriella Karolyne Pompeu Martins, Luísa Helena Santos da Silva, Mayra Emanuele Magalhães Alves, Gabriel Mácola de Almeida, Liliane Silva do Nascimento.
Objetivou-se relatar a dinâmica realizada pelos voluntários e bolsistas do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Pará intitulado “Prevenção ao Câncer de Boca: de ponto a ponto, de vila em vila na Amazônia” em uma comunidade quilombola, no município do Acará- PA, com ênfase no autoexame e na promoção do autocuidado para a detecção precoce das lesões do câncer de boca. Foi produzida a dinâmica “Mitos e Verdades”, adaptada do livro “Brincadeiras e Dinâmicas para Grupos’’, que consistiu em sortear 10 perguntas contidas em uma caixa, elaboradas pelos membros do projeto, relacionadas aos padrões, fatores de risco e formas de prevenção do câncer bucal, com uma linguagem simples e facilitadora. Os participantes, organizados em roda, respondiam por meio de uma plaquinha que continha um lado de cor verde, sinalizando resposta verdadeira e outro lado a cor vermelho, sinalizando resposta falsa. As divergências nas respostas geraram um momento de entretenimento que permitiu tratar de assuntos importantes de forma leve, autônoma e participativa. A atividade permitiu reconhecer as limitações da comunidade quilombola acerca dos fatores de risco e das alterações comuns provocadas pelo câncer de boca, assim como as formas de prevenção, o que centralizou a atenção dos acadêmicos nas orientações acerca do desenvolvimento e evolução da patologia, além da importância do autoexame de boca, a fim de alcançar a prevenção e o diagnóstico precoce. A ampla participação do grupo quilombola, as retiradas de dúvidas e os exemplos trazidos por eles tornaram a experiência positiva. No âmbito da extensão universitária, as dinâmicas lúdicas, como recurso metodológico na educação popular em saúde, auxiliam a participação do público-alvo no processo educativo, em consonância com a perspectiva freiriana, a autonomia, a consciência e o domínio do tema, o que contribui para as mudanças de comportamentos individuais, que irão refletir na prevenção e no combate de doenças, como o câncer de boca.
Palavras chave: Câncer de Boca; Educação em Saúde; Prevenção; Autoexame.
320601 - AÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE ADAPTADA A CRIANÇAS NO BAIRRO GUAMÁ: UMA ESTRATÉGIA PARA A ADESÃO DE MÉTODOS DE HIGIENE BUCAL. Carolynne Ferreira dos Santos, Carla Cristina Ferreira dos Santos, Raíssa Baia Valente, Ana Carolina Moraes Costa, Vânia Castro Corrêa.
O presente trabalho objetiva trazer o relato de uma atividade de extensão realizada pelo projeto intitulado Sorrindo pelos Ciclos da Vida, no bairro do Guamá, a qual planejou um dia de ação social educativa, utilizando ferramentas adaptadas e atrativas para a faixa etária trabalhada, a fim de fomentar o interesse e a adesão ao aprendizado em saúde bucal nas crianças. Para a realização da ação, formou-se uma roda de conversa com crianças de 6 a 9 anos de idade, assistidas pelo Lar Fabiano de Cristo, onde estas puderam interagir livremente com os universitários voluntários do projeto, que utilizaram estratégias adaptadas aos infantes desta faixa etária para melhor participação, aprendizado e aceitação, como o auxílio de macromodelos e realizando a demonstração de técnicas de higienização bucal de forma divertida. Ademais, a equipe explicou sobre a etiologia da doença cárie e a importância de bons hábitos alimentares para a saúde bucal, utilizando ferramentas como linguagem clara e simples, de forma lúdica e atrativa. Por fim, foi realizada uma dinâmica de pintura, em que as crianças puderam colorir desenhos representando dentes saudáveis. Durante a atividade foi observado muito interesse do público em questão, tendo estes realizado várias perguntas sobre saúde bucal, as dúvidas foram sanadas pelos voluntários. A ação adaptada foi exitosa pela adesão completa do público trabalhado. Ao final, todas as crianças interagiram com os voluntários demonstrando todo o conhecimento adquirido, realizando sozinhas as técnicas de higienização corretamente nos macromodelos, mostrando que aprenderam a fazer o controle do biofilme dental. Conclui se, assim, que a atividade adaptada realizada pelo projeto de extensão foi capaz de promover educação em saúde bucal de forma acessível, adequada e interessante para a faixa etária proposta, por meio de comunicação simples e atividades práticas com êxito em adesão dos infantes.
Palavras-chave: criança, cárie dentária, educação em saúde bucal.
320658 - A UTILIZAÇÃO DE PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM SAÚDE: A TECNOLOGIA ADAPTADA À LUZ DAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS. Giovana Monteiro Teles1, Rayka Nohara Furtado Gomes da Silva, Ana Karoline Oliveira Nunes, Adan Lucas Pantoja de Santana, Roberta Souza D'Almeida Couto.
O presente trabalho tem como escopo relatar a experiência dos autores nos processos de criação e implementação de podcast como ferramenta de educação em saúde para estudantes de odontologia baseado em evidências científicas, bem como suas adaptações às mudanças no contexto da realidade acadêmica. Trata-se de um projeto de extensão da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Foi criado um perfil nas redes sociais com identidade visual do projeto de extensão conhecido como “Café Science Odontologia”, endereço no Instagram (cafescience.ufpa). Para a roteirização dos episódios, foram realizados levantamentos bibliográficos nas plataformas de dados PubMed e Scielo e em reuniões com a equipe de trabalho, realizou-se a escolha dos profissionais a serem convidados. Os episódios do podcast foram gravados, editados e publicados na Plataforma Spotify for Podcasters, além de disponibilizados no Spotify e Instagram. Os resultados foram publicações de 07 episódios e seus resumos, totalizando 2.261 reproduções. Dentre as plataformas, Spotify lidera, concentrando 91% da audiência, em que a faixa etária predominante dos ouvintes é entre 18 a 22 anos (45%), de gênero predominantemente feminino (65%), com público predominantemente brasileiro (95%). Além disso, o podcast em saúde construído com base em evidências científicas demonstrou-se uma ferramenta digital que incorpora facilidade de acesso e interesse dos estudantes de odontologia e, possibilita complementação de conteúdos ministrados em sala de aula. Conclui-se que as informações com base em evidências científicas têm relevante alcance. O projeto de extensão cumpre com seu objetivo de levar à comunidade acadêmica informação científica de qualidade, consolidando o podcast como um produto digital de ensino-aprendizagem na odontologia.
Palavras-chave: Webcast; Acesso a Tecnologias em Saúde; Comunicação e Divulgação Científica.
320661 - PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL EM COMUNIDADES RIBEIRINHAS E QUILOMBOLAS PELO PROJETO SORRISOS DOS RIOS: ATIVIDADE DE EXTENSÃO. Kaila Sthefany Farias da Silva Farias, Emilly Gomes Pereira da Gama, Maria Paloma Silva da Silva, Roberta Muinhos de Souza Ruffeil.
As populações que residem às margens dos rios, de modo geral, são destituídas de infraestrutura mínima de saneamento básico e serviços de saúde, comprometendo os princípios que regem o Sistema Único de Saúde (SUS), essas desigualdades tornam-se ainda mais marcantes, nas regiões Norte e Nordeste quando comparadas às demais regiões do País. O objetivo desse trabalho é relatar a importância das ações multiprofissionais ofertadas em comunidades ribeirinhas e quilombolas pelo projeto Sorrisos dos Rios, com ênfase em odontologia. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, obtido pela participação enquanto discente voluntária do curso de odontologia no Sorrisos dos Rios, no período de fevereiro a agosto do ano de 2023. As ações realizadas no projeto acontecem aos sábados, uma vez ao mês, e as comunidades que receberam atendimentos foram selecionadas e comunicadas previamente sobre a visita. Centros comunitários e escolas foram adaptados em consultórios, para que os voluntários das diferentes áreas da saúde que compõem o projeto pudessem atender as demandas da população. No âmbito da Odontologia, a procura por atendimento variou de uma comunidade pra outra, sendo comum entre elas a prevalência do público infantil por acometimento da doença cárie. Diante dos cenários encontrados, realizou-se tratamentos cirúrgicos, restauradores e preventivos como: exodontias, restaurações atraumáticas, escovações supervisionadas e atividades socioeducativas. Casos mais complexos e que demandavam melhor estrutura e materiais, foram encaminhados por intermédio do projeto para centros especializados e clínicas de graduação. O Sorriso dos Rios, minimiza a disparidade existente entre o princípio de Universalização do SUS e a realidade dessas comunidades, ao promover saúde e cuidado, independente da vulnerabilidade socioeconômica e territorial ao qual elas estão inseridas.
Palavras-chave: Saúde Coletiva, Determinantes Sociais de Saúde, Equipe Multiprofissional.
320713 - O PROJETO DE EXTENSÃO “SORRISO DOS RIOS” E A SUA IMPORTANCIA NA GARANTIA DO PRINCÍPIO DA EQUIDADE DO SUS. Laryssa Soares Gonçalves, Emilly Gomes Pereira da Gama, Klaudia Monteiro Barata.
A cidade de Belém do Pará é cercada de povos da floresta, em situação de marginalização e ausência de infraestrutura e acesso à saúde. Nesse âmbito, ainda que em 2004, políticas públicas como “Brasil Sorridente” preconizam o atendimento odontológico e saúde oral, há um estudo de 2015 no estado do Pará que apontou sobre a prevalência do índice de CPO-D de 58,54%, refletindo, dessa forma, negativamente na saúde bucal da população e revelando a fragilidade da intervenção estatal e uma baixa assistência de saúde. A partir desse contexto, o Projeto de Extensão Sorrisos dos Rios é de extrema importância à construção de um atendimento odontológico preventivo nas áreas das comunidades de baixa assistência de saúde, visto que, estes que possuem maior vulnerabilidade de acesso ao atendimento odontológico. Os atendimentos no projeto são voltados à avaliação, procedimentos de baixa complexidade e educação em saúde bucal. Nesse sentido, a análise dos prontuários, de cada comunidade é essencial para ratificar a deficiência das políticas públicas em comunidades de difícil acesso, um exemplo é na comunidade de Ilha Grande, onde apresentou um alto índice de doença cárie nas diversas faixas etárias de atendidos e declararam ser a primeira vez no dentista, evidenciando, uma necessidade de intervenção para além de uma ação preventiva. Ademais, os índices evidenciados em Ilha Grande, refletem o não cumprimento do princípio da equidade do SUS, impactando de forma negativa a coletividade do acesso à saúde no conjunto de ações estabelecidas pelos determinantes sociais da saúde. Portanto, os atendimentos no “Sorrisos dos Rios” são indispensável em comunidades de difícil acesso, visto que oportuniza a coletividade do acesso à equidade em saúde preconizada pelo SUS.
Palavras-chave: Determinantes sociais de saúde, políticas públicas, saúde coletiva.
Modalidade: Revisão Bibliométrica
316254 - PROTOCOLOS DE ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO DURANTE A COVID-19: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO. Thayna Silva do Carmo Tavares, Gabriela Carvalho Santos Fernandes, Vitor Costa da Silva, João Daniel Mendonça de Moura e Patrícia de Almeida Rodrigues.
Com o surgimento da COVID-19, diversos protocolos de atendimento têm sido propostos na literatura. Com base nisso, para mapear o conhecimento científico neste âmbito, foi realizado um levantamento bibliométrico dos artigos mais relevantes na proposição de protocolos, a fim de fornecer à comunidade científica, dados referentes às mudanças que a pandemia trouxe à rotina clínica, os desenhos de estudo mais utilizados, os autores com maior citação e os países mais influentes no assunto. Os critérios de seleção incluíram artigos científicos originais, de revisão, estudos experimentais, descritivos e guidelines, publicados em revistas odontológicas, científicas ou multidisciplinares que continham terminologia ou palavras-chave relacionadas à COVID-19 e Odontologia. A função de busca “All Databases” do Clarivate Analytics na Web of Science foi empregada, com chave de busca previamente selecionada. Para fins comparativos em número de citações também foi realizada a busca no Scopus e Google Scholar. Um relatório de metadados foi exportado em Excel com informações sobre o tema central da análise. 990 artigos foram encontrados e os 50 de maior impacto foram selecionados. 52% dos trabalhos foram revisões de literatura. Em relação a rede de coautoria, foi identificada fraca conexão entre os grupos de pesquisa ao redor do mundo. A China aparece como país mais influente, estando presente em 3 dos 5 artigos mais citados. Em relação aos novos protocolos, duas medidas ganharam destaque, a teleodontologia, auxiliando desde a triagem até a resolução de problemas por meio de recursos visuais e prontuários eletrônicos e, a adição de um polímero de alto peso molecular nos sistemas de irrigação, minimizando a aerossolização de patógenos no consultório. Os protocolos passam por constantes atualizações na tentativa de conter a transmissibilidade do vírus, o que merece atenção constante dos profissionais.
Palavras-chave: Odontologia, COVID-19, Padrões de Prática Odontológica.
Modalidade: Revisão de Literatura
315803 - ANÁLISE EM SAÚDE BUCAL E QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO RIBEIRINHA. Lucas Vinicius Cabral da Trindade, Sandiele Duarte Dias, Camila Yasmin Craveiro Sacramento, Camila da Conceição Queiroz, Raissa Valente, Vânia Castro Corrêa.
O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura, com o objetivo de avaliar a relação entre saúde bucal e a cárie dentária em comunidades ribeirinhas, bem como o impacto que a mesma tem na sua qualidade de vida. Foi realizada uma busca completa nas bases de dados Bvs e Google Acadêmico, no qual usou-se os descritores “Saúde Bucal e Ribeirinhos”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, obteve-se um total de 7 estudos com potencial relevância para o trabalho. Quando se fala em saúde bucal de populações ribeirinhas e comunidades tradicionais observa-se uma discrepância quando se compara aos índices de saúde bucal, isso se dá, provavelmente pela dificuldade de acesso aos serviços de saúde o que dificulta o atendimento dos profissionais em saúde bem como o deslocamento dos pacientes para a unidade mais próximas, serviços de ações fluviais já atuam, porém muitas das vezes devido a maré cheia ou baixa torna inviável o acesso das balsas, nos estudos observou-se grande índice de perda dental quando comparado com a população urbana esses índices que fazem com que o princípio da “universalidade” e “integridade” do sistema único de saúde(SUS) nem sempre sejam exercidos. Nessa população foram encontrados os piores indicadores de qualidade de vida e os maiores escores de CPO-D. Levanta-se com isso, uma relevante questão sobre uma melhor adequação do sistema único de saúde(sus) para esse grupo populacional em especial, sabendo da dor do paciente que não é só de dente, deve-se investir principalmente em atenção primária em saúde, tentando estabelecer assim uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Saúde Bucal; Cárie Dentária; Povos Indígenas;
320134 - FLUORETAÇÃO DA ÁGUA E REDUÇÃO DA INCIDÊNCIA DE CÁRIE DENTAL: REVISÃO DE LITERATURA. Jonhata Vasconcelos Costa Leal, Gabriel Henrique Soares Cavalcante, Alexandra Melo Pingarilho Carneiro, Adan Lucas Pantoja De Santana.
O objetivo desse trabalho é de analisar, por meio de uma revisão da literatura, a relação entre o consumo de água fluoretada e a redução da incidência de cárie dental. Foi realizada uma busca na base de dados do PubMed, em língua inglesa, no período de 2021 a 2023. Utilizou-se os descritores: Water Fluoretation, Oral Health e Dental Caries. Os artigos que não se referiam ao objetivo do trabalho ou não estavam disponíveis na íntegra foram removidos. A busca totalizou 168 artigos e destes, 45 estavam de acordo com os critérios de inclusão. A presente literatura constatou que a fluoretação de água se iniciou nos Estados Unidos da América, há um século. Tal estratégia de saúde publica fora altamente difundida e perdura no cenário mundial vigente, sobretudo em países desenvolvidos, que externam a eficácia desta medida de prevenção de cárie dental nos baixos índices de lesões cariosas. A fluoretação de água é determinante na redução dos índices de cárie dental, pois os íons de flúor são incorporados à matriz cristalina durante o processo de remineralização, favorecendo a formação dos complexos de fluorapatita e inibindo o estresse oxidativo do esmalte dentário. Depreende-se, portanto, que a fluoretação de água é imprescindível na prevenção de cárie dental devido às propriedades eletronegativas dos íons de flúor.
Palavras-chave: Água, Fluoretação, Cárie dental.
320660 - CIRURGIÃO DENTISTA EDUCADOR: REVISÃO DA LITERATURA. Roseni Sayuri Hidaka Veloso Souza, Raquel Tiheko Hidaka Veloso, Matheus Da Costa Castro, Kandice Valente Martins.
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura sobre a relevância da atuação do cirurgião dentista nas intervenções educativas orais realizadas no âmbito escolar e suas repercussões na saúde bucal, a partir dos descritores “promoção da saúde, “Saúde Bucal” e odontologia”, foram consultadas as bases de dados LILACS e SciELO, contemplando materiais em português publicados no período de 2015 a 2023 em língua portuguesa e realizadas no Brasil. A odontologia vem ganhando cada vez mais espaço. Ambientes como as escolas abrem suas portas para esses profissionais. A educação em saúde bucal aponta para novos horizontes, e a odontologia sai de espaços onde a doença e a reabilitação são o foco, para atuar com educação em saúde, estendendo sua área de atuação até os espaços escolares, locais de instrução e educação tornam-se palcos indispensáveis para o cirurgião dentista. Um grande desafio para os profissionais da Odontologia hoje é, pensar em educação em saúde e se colocar fora dos consultórios. Fazer valer a formação de uma sociedade que prioriza a fase curativa e exclui a prevenção. Desmistificar a ideia de atuação do cirurgião dentista apenas em consultórios, permitindo que se abra uma infinidade de possibilidades a fim de que se faça necessário o desenvolvimento de atividades de promoção e prevenção nas escolas. Por fim, promover ações de prevenção de saúde nas escolas é uma prática de dissipar conhecimento e construir uma nova sociedade que coloca a prevenção como prioridade e faz com que caminhemos para uma país de saúde bucal mais saudável.
Palavras-chave: Promoção da saúde, Saúde Bucal, Odontologia
318809 - PROJETO “MAIS ALUNOS NA SAÚDE” – UM RELATO DA EQUIPE DE SAÚDE BUCAL NA USINA DA PAZ DO ICUÍ GUAJARÁ, ANANINDEUA. Andréa Cristina Marassi, Arlene Pereira Santos, Conceição do Socorro Santos da Cruz, Natalia Carolina Lopes Moraes, Paula Daniele Silva Santos de Oliveira, Alessandra Amaral de Souza.
A cárie dentária é a principal causa de extrações até os 45 anos de idade. Porém, indivíduos de idade mais avançada passam a ser igualmente acometidos pela doença periodontal, resultando na perda dentária. No Brasil, os dados epidemiológicos refletem uma população adulta e idosa edêntula. A lei 10.741 preconiza a atenção integral do idoso com garantia ao acesso universal à saúde. Nesta lógica, a Equipe de Saúde Bucal (ESB) da Usina da Paz do Icui Guajará desenvolveu o projeto “Mais alunos na saúde” com a Secretaria de Saúde do Estado do Pará e a Secretaria Estratégia de Articulação e Cidadania para ampliar o acesso dos usuários do Esporte, Lazer e Cultura, de 45 a 95 anos, aos serviços de assistência médica, odontológica e psicológica da Usina. O presente trabalho visa descrever um relato de caso, baseado nas ações do projeto executadas pela ESB no teatro da Usina, do dia 05 a 08 de Setembro de 2023. Foram realizadas palestras sobre prevenção da cárie, doença periodontal, câncer de boca e bruxismo, visando a manutenção dos dentes. 140 alunos foram examinados e serão agendados pelos serviços de saúde, conforme demanda. Foi observada a necessidade de inclusão dos alunos na assistência e os mesmos se mostraram satisfeitos com a proposta.
Palavras-chave: Saúde pública; Saúde do idoso; Odontologia.
320588 - RELAÇÃO ENTRE ANSIEDADE E SAÚDE BUCAL. Yrlana Júlia Soares Ribamar , Ana Karoline da Silva Rodrigues, Sabrinna Santana Ferreira , Nahyla Vitória Lucas Damasceno, Daniel Cavalléro Colares Uchôa, e Alann Thaffarell Portilho de Souza.
Este trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de uma paciente atendida no Centro Universitário Metropolitano da Amazônia, sugestivo de gengivite e cálculo dental, abordando uma conduta incipiente de Saúde Coletiva. Paciente L.S.M, do gênero feminino, 42 anos, compareceu à Clínica-Escola de Odontologia do Centro Universitário Metropolitano da Amazônia. No decorrer da anamnese, ela relatou ter sido vítima de violência doméstica, sendo atingida por um golpe na região bucal (SIC), o que provocou a fratura dos dentes incisivos centrais superiores; além disso, afirmou escovação duas vezes diárias e negligência ao uso do fio dental; relatou sentir hipersensibilidade e sangramento. No exame físico extraoral, foi questionada acerca dos seus hábitos parafuncionais, e ela informou que não tem a prática de ranger os dentes, mas salientou sentir dor na ATM em momentos de tensão e crises de ansiedade. Além disso, no exame físico intraoral, foi identificada a presença de lesão de cárie, restaurações infiltradas, edemas, sangramento gengival e raízes residuais. Também, foi observado um trauma inflamatório na região anterior do dente superior (21) e cálculo dental na região lingual dos dentes inferiores (16, 17, 23, 24, 31 ao 35, 41 ao 47). Dessa forma, conclui-se que o bem-estar psicológico está relacionado com a qualidade de saúde bucal do indivíduo, pois, em geral, os pacientes que possuem algum grau de ansiedade negligenciam os cuidados com a higiene bucal. Sendo assim, é importante que o cirurgião dentista esteja apto a identificar esse fator durante o exame clínico do paciente, para que através de um tratamento multidisciplinar com psicólogo e/ou psiquiatra, se consiga restabelecer a saúde psíquica e consequentemente bucal, através da motivação do paciente acerca dos cuidados com a saúde bucal.
Palavras-chave: Ansiedade; Gengivite; Saúde mental; Inflamação; Saúde Coletiva.
Outras Áreas
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