Resumos Apresentados II COUFPA - Saúde Coletiva e da Família

416936- ANÁLISE SOBRE O CONSUMO E TRATAMENTO DE ÁGUA NO BAIRRO DA TERRA FIRME AMPARANDO A SAÚDE. VITÓRIA DO CARMO DE BRITO, MOISÉS CORDEIRO SOARES, ISAQUE ALEXANDRE GUIMARÃES , QUESNEL FONCESCA DE OLIVEIRA, NATACHA MALU MIRANDA DA COSTA

A água, por satisfazer necessidades básicas como lavar os alimentos, fazer comida e contribuir para os hábitos de higiene pessoal, está diretamente relacionada com a saúde sistêmica da humanidade. Em vista disso, a precariedade das instalações hidráulicas e sanitárias em áreas de vulnerabilidade social, como o bairro da Terra Firme, representa um risco significativo à saúde da comunidade, tanto à saúde geral quanto à saúde bucal. A falta de tratamento de água pode causar implicações como a amebíase, infecções gastrointestinais e comprometer a saúde bucal, evoluindo para quadros clínicos como o aparecimento de cáries, halitose e outras complicações. Com isso, o projeto de extensão Melhorias Sanitárias Domiciliares promoveu uma análise quantitativa e qualitativa, a partir da utilização de um questionário na feira da Terra Firme, a respeito de como os moradores da região têm acesso à água, se utilizam caixa d’água e qual a frequência de limpeza desses reservatórios. Os resultados da pesquisa indicaram que 74,6% dos entrevistados possuíam caixa d’água em suas residências, mas 30,9% afirmaram que a limpeza era realizada de forma irregular, apenas quando julgavam necessário. Esses fatores, juntos a escassa falta de informação a respeito das complicações que a água mal tratada pode ocasionar, refletem uma insatisfação generalizada com a qualidade da água fornecida. Dito isso, foram utilizados materiais educativos, como informativos impressos que abordavam temas como a limpeza correta das caixas d’água e formas de prevenir doenças provenientes de água contaminada. Dessa forma, averiguar-se a importância de estudos e aplicações extensionistas em regiões como a Terra Firme, para melhorar a saúde sistêmica e bucal da população. 

Palavras-chave: Água Potável, Saneamento Básico, Qualidade da Água.

416933- GUIA PAI D’ÉGUA: DIREITOS DOS PARTICIPANTES DE PESQUISA NA TERRA DO AÇAÍ E DO TACACÁ Renata Kely Abreu da Silva; Nicolas Brito dos Santos, Fabiana Corrêa Rocha, Ana Daniela Silva da Silveira

A pesquisa com seres humanos é essencial para o avanço científico e o desenvolvimento social, promovendo melhorias na qualidade de vida e no bem-estar coletivo. No entanto, essa prática exige grande responsabilidade ética, com foco na proteção e respeito aos direitos dos participantes, preservando sua dignidade e privacidade. Para difundir esse conhecimento, foi criado o “Guia Pai D’égua: Direitos dos Participantes de Pesquisa na terra do Açaí e do Tacacá”, parte do projeto “Divulgando os Direitos dos Participantes de Pesquisa – CEP em Rede”, que visa disseminar informações sobre procedimentos, condutas éticas e direitos dos participantes. O projeto envolve a colaboração de várias instituições, como o Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Ciências da Saúde da UFPA, pesquisadores, estudantes e a comunidade, com o objetivo de criar materiais educativos acessíveis, como vídeos, postagens em redes sociais e um e-book, voltados tanto para os participantes das pesquisas quanto para a sociedade em geral. O “Guia Pai D’égua” é uma materialização desse esforço, oferecendo orientações sobre os direitos dos participantes, conforme as resoluções CNS nº 466/12 e nº 510/16, e é uma referência importante para a condução de pesquisas éticas. O livro é essencial para garantir que os participantes das pesquisas compreendam seus direitos e papéis, ajudando-os a tomar decisões informadas sobre sua participação. Ele também destaca a importância da ética na pesquisa, tanto para o progresso científico quanto para o fortalecimento da sociedade. Por fim, o “Guia Pai D’égua” foi desenvolvido com uma linguagem acessível, adaptada à realidade da região Norte do Brasil, com o intuito de esclarecer dúvidas e oferecer suporte tanto para os que já participam quanto para os que consideram participar de pesquisas. 

Palavras-chave: Ética em Pesquisa; Direitos do Paciente; Direitos Humanos. 

416906- A IMPORTÂNCIA DE AÇÕES EM SAÚDE PARA O ESTUDANTE DE ODONTOLOGIA E COMUNIDADES RIBEIRINHAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Anna Emília Pereira Monteiro; Emilly Gomes Pereira da Gama

Na Amazônia existem muitas comunidades ribeirinhas caracterizadas por serem populações que vivem as margens dos rios. Essas comunidades são suscetíveis a desenvolver muitas patologias da cavidade oral pelo difícil acesso aos serviços de saúde. Projetos como o Sorrisos dos Rios levam a essas comunidades educação em saúde e atendimento multiprofissional. O presente trabalho objetivou destacar as experiências clínicas adquiridas durante as ações e relatar os impactos sociais gerados para as comunidades e estudantes de odontologia. As ações ocorrem uma vez ao mês em comunidades no entorno de Belém do Pará e os acadêmicos do projeto se deslocam até as localidades munidos de todos materiais necessários para os atendimentos. Durante a ação, sob a supervisão dos cirurgiões-dentistas, todos os estudantes têm a oportunidade de aprender e executar todos procedimentos odontológicos que incluem triagem, exodontia, restauração atraumática (ART), profilaxia, escovódromo e orientação em saúde bucal. A população é sempre muito receptiva e colaborativa, relatam que encontram acolhimento, direcionamento, qualidade e conforto nos atendimentos do projeto, visto todas as dificuldades enfrentadas pela limitação geográfica e acesso a saúde. Em contra partida, para os estudantes, tal experiência estimula a criatividade para se trabalhar com recursos limitados, desenvolve práticas clínicas para além do consultório, gera o sentimento de humanização, evidencia as principais patologias encontradas em comunidades ribeirinhas e traz clareza sobre as suas reais necessidades em relação a atenção primária. As atividades do projeto são de grande importância pois geram uma troca de experiencias positivas para ambas as partes, minimizando as dificuldades de acesso a saúde pela população, desenvolvendo a prevenção primária e secundária, diminuindo as desigualdades no acesso a saúde e enriquecendo as experiencias sociais e clínicas vivenciadas pelos acadêmicos. 

Palavras-chave: Comunidade Rural; Educação em Saúde; Saúde Bucal; Atenção Primária à Saúde.

416859- A IMPORTÂNCIA DO VOLUNTARIADO PARA A PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL NA REGIÃO AMAZÔNICA. KAILA STHEFANY FARIAS DA SILVA, DOUGLAS JARDEL RIBEIRO DA SILVA, KLAUDIA MONTEIRO BARATA, EMILLY GOMES PEREIRA DA GAMA

O Sorrisos dos Rios, é um projeto de extensão formado por uma equipe multiprofissional de voluntários acadêmicos e profissionais, sua atenção está voltada ao atendimento de comunidades ribeirinhas e quilombolas, destituídos de infraestrutura mínima de saneamento básico e serviços de saúde. O intuito desse trabalho, é relatar a importância do voluntariado, para a promoção de saúde bucal em comunidades tradicionais da região amazônica assistidas pelo projeto Sorrisos dos Rios. Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, obtido pela participação como voluntária no projeto. Durante as ações, os voluntários de odontologia se organizaram em equipes: uma para triagem de pacientes e atividades socioeducativas e outra para realização de procedimentos, como: exodontia, restaurações atraumáticas, raspagem, profilaxia e aplicação de flúor. A procura por atendimento variou entre as comunidades, no entanto, em todas houve a necessidade de intervenção por tratamentos cirúrgicos e restauradores, sendo o comprometimento da estrutura dental por cárie, a causa mais comum. Os procedimentos foram realizados de acordo com a necessidade dos pacientes, e os casos mais complexos, foram encaminhados por intermédio do projeto para centros especializados e clínicas de graduação. Os serviços prestados pelos voluntários em forma de prevenção e tratamento, beneficiaram as comunidades assistidas pelo projeto Sorrisos dos Rios, resultando na promoção de saúde bucal. Paralelo a isso, sua participação como voluntário em um projeto de extensão, permite adquirir um olhar mais humano e atento à realidade da odontologia, além de contribuir tecnicamente para a sua formação profissional. 

Palavras-chave: Saúde Pública, Determinantes Sociais da Saúde, Organizações

416701- MANUAL SIMPLIFICADO DE HISTOLOGIA PARA ALUNOS EM ESTADO DE VULNERABILIDADE NO CURSO DE ODONTOLOGIA CÁSSIA GABRIELLE REIS NEGRÃO, MILENA DE ALMEIDA RAMOS, FLÁVIA LETÍCIA MAGALHÃES LEMOS, WILLIAM SILVA VIEIRA e LUCÍDIA FONSECA SANTIAGO

Os cursos da área da saúde da Universidade Federal do Pará possuem, em sua grade curricular dos semestres iniciais, uma introdução de disciplinas essenciais para a formação de profissionais da saúde, sendo elas anatomia, histologia, bioquímica e farmacologia. A partir desse panorama, foi elaborado, pelos alunos do Projeto de Tutoria Discente do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA, o Manual Simplificado de Histologia. O objetivo do trabalho é relatar a experiência dos tutores na criação e aplicação do manual, voltado para alunos de odontologia em estado de vulnerabilidade. Devido à alta demanda por apoio na disciplina de histologia entre alunos de odontologia em condições de vulnerabilidade, foi iniciada a confecção do material por meio da Plataforma Canva com colaboração mútua entre os tutores envolvidos no projeto, tendo como referência bibliográfica o livro “Histologia Básica: Texto e Atlas – Junqueira e Carneiro”. Visto isso, a construção do material foi elaborada em três etapas, sendo estas, a seleção criteriosa de informações para favorecer o entendimento do conteúdo em geral, a simplificação do texto original para uma linguagem acessível e a estruturação das informações em um layout visualmente atraente. A partir de então, o manual foi disponibilizado em plataformas online para facilitar seu acesso, com o objetivo de não apenas incentivar a permanência de indivíduos com vulnerabilidade no ambiente acadêmico, mas também estimular ações de promoção à equidade na faculdade. Com isso, alunos de odontologia em situação de vulnerabilidade, que apresentaram dificuldades na compreensão de conceitos básicos de histologia, passaram a ter uma base sólida para melhor compreensão do conteúdo. Conclui-se, portanto, que o Manual Simplificado de Histologia representa um esforço significativo dos colaboradores do Projeto de Tutoria ICB para reduzir as dificuldades da cominudade acadêmica, promovendo, assim, inclusão e acessiblidade do aprendizado. 

Palavras-chave: Odontologia; Educação; Tutoria.

416622- PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA NA AMAZÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Rafael José Gomes Batista , Gabriela Marçal Moreira de Lima ,Paula Melissa Vasconcelos Dos Santos , Liliane Silva do Nascimento e Hércules Bezerra Dias

O “Prevenção ao Câncer de boca: de ponto a ponto, de vila em vila na amazônia” é uma iniciativa de extensão ligada ao MASA (Laboratório de Monitoramento e Avaliação em Saúde da Amazônia), tem como meta discutir a prevenção ao câncer de boca, uma displasia maligna que afeta cerca de 650 casos a cada 100 mil habitantes na região Norte. Além disso, visa também proporcionar uma experiência prática de extensão na formação dos alunos de Odontologia da Universidade Federal do Pará, além de promover esclarecimento sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de boca. As atividades foram realizadas na recepção da clínica da faculdade de odontologia, na orla e no circular nos dias 8 de Agosto e 18 de Setembro. Foram utilizados materiais, como banner e pôsteres, que mostram como realizar o autoexame, quais os fatores de riscos e exemplos de lesões. As abordagens foram feitas por subgrupos com 3 e 4 pessoas por meio de explicações breves, de 3 a 5 minutos. Os resultados demonstraram boa receptividade do público que frequenta as dependências na universidade. Atingindo cerca de 150 pessoas. Identificou-se um desconhecimento sobre o tema. Além de dúvidas sobre saúde bucal e geral. Alguns perguntaram sobre outras patologias orais e de como conseguir tratamento odontológico na faculdade. Portanto, os depoimentos dos participantes da UFPA revelam uma carência de informações sobre o câncer de boca e ressaltam a importância das campanhas educativas sobre a patologia, principalmente discutir o perigo da alta exposição solar que a população amazônica sofre tornando mais suscetível e favorável o surgimento dessa doença. O projeto de extensão se mostra essencial para a promoção da saúde pública, facilitando a identificação precoce do câncer de boca e beneficiando a comunidade com informações frequentemente inacessíveis. As ações educativas realizadas alcançaram seus objetivos, gerando entendimento e questionamentos pelo público. 

Palavras-chave: Neoplasias Bucais; Autoexame; Educação em Saúde Bucal.

416464- RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NOVO PROJETO PEDAGÓGICO CURRICULAR DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA UFPA. Alice Lima de Alencar, Camylle Ferreira Gaspar, Pedro Ariel da Silva Ribeiro, Rebeca Cristal Ferreira Serrão e Vânia Castro Corrêa

A odontologia humanizada trata o paciente de forma integral, levando em conta suas necessidades físicas e emocionais. Para isso, é fundamental criar um ambiente acolhedor e respeitar as individualidades. Nesse sentido, a disciplina “Práticas Integradoras de Promoção de Saúde, Meio Ambiente e Sociedade” do curso de Odontologia da UFPA visa desenvolver soft skills (habilidades comportamentais e sociais) nos alunos, por meio da idealização e execução de projetos de extensão realizados pelos discentes, promovendo uma formação crítica e reflexiva para uma atuação humanizada na saúde. Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a disciplina “Práticas Integradoras de Promoção de Saúde, Meio Ambiente e Sociedade” do novo currículo do curso de Odontologia da UFPA. As ações do projeto incluíram atividades voltadas para a reciclagem e manejo de resíduos sólidos, usando como exemplo a reutilização sustentável de óleo de cozinha usado para a produção de sabão. A execução se deu por meio da distribuição de materiais informativos, que foram utilizados para reiterar a explanação feita pelos alunos. Nessa perspectiva, os discentes se dividiram em duplas, acompanhados pela professora orientadora, distribuindo materiais informativos juntamente com amostras de sabão produzidas pelos próprios alunos, abordando os indivíduos em torno da Feira do Guamá. No dia de cada ação, houve um retorno positivo por parte da população, que se mostrou receptiva ao tema abordado, culminando no relato de várias experiências por parte da comunidade, havendo, assim, uma troca bilateral de conhecimento e aprendizado. Desse modo, a experiência trouxe à tona a necessidade e o interesse por temas que abordam, logo nos semestres iniciais, o modelo de extensão, que é um dos pilares do ensino superior, além de estimular a autonomia e a capacidade de resolução de problemas e desafios. 

Palavras-chave: Meio Ambiente; Projetos; Resíduos Sólidos; Saúde Pública. 

416457 - CONCEPÇÃO E REALIZAÇÃO DE EVENTO ACADÊMICO EM ODONTOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA: EXPERIÊNCIA DE UMA COMISSÃO DISCENTE Gabriel Beserra das Neves, Luan Júlio Ruiz da Silva, Diandra Costa Arantes

A realização de eventos científicos é uma oportunidade ímpar para a criação de espaços destinados à construção e difusão do conhecimento. A inclusão de acadêmicos na concepção e realização deste tipo de atividade estimula o desenvolvimento de competências e de habilidades, como sua capacidade de gestão e trabalho em equipe, originando experiências significativas para os envolvidos no projeto. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo relatar vivências em um projeto de extensão realizado junto à comissão organizadora do II Congresso de Odontologia da Universidade Federal do Pará. Trata-se de um estudo descritivo realizado por um acadêmico do curso de Odontologia como bolsista de um projeto de extensão da Universidade Federal do Pará. Em março de 2024, realizou-se o processo seletivo para formação da comissão organizadora do Congresso. Foram 93 vagas ofertadas e preenchidas por graduandos de Odontologia de instituições de ensino de Belém/Pará. Durante os meses que antecederam a realização do congresso, os alunos membros da comissão realizaram atividades de divulgação científica e formação técnica abertas ao público, como palestras pré-evento com profissionais da região e hands-on. Além disso, eles puderam experimentar a vivência relacionada à logística de captação de fundos, de divulgação e de realização do evento, da contratação de prestadores de serviços e afins; podendo assim, desenvolver habilidades que vão além do conhecimento técnico-científico relacionados à Odontologia. Nota-se que a participação de acadêmicos na organização de eventos desta natureza é uma importante ferramenta para a promoção do protagonismo acadêmico e do desenvolvimento profissional dos envolvidos. 

Palavras-chave: Congresso; Comunicação e Divulgação Científica; Estudantes de Odontologia.

416427- EDUCAÇÃO E PRÁTICAS DE PROMOÇÃO A SAÚDE BUCAL NA ADOLESCÊNCIA. Roseni Sayuri Hidaka Veloso Souza, Juliana Maia Dias,Beatriz Fernandes Macias, Ana Carolina Bentes,Daiane Claydes Baia da Silva

Os projetos de extensão universitária desempenham um papel essencial na integração entre a universidade e a sociedade. Eles possibilitam que o conhecimento acadêmico seja aplicado de forma prática, beneficiando tanto a comunidade quanto os estudantes e docentes envolvidos. Objetivamos relatar como as interações educativas e lúdicas do projeto de extensão universitária contribui para o interesse de adolescentes de uma escola pública de Belém acerca da a prevenção a carie e outras doenças. O projeto de extensão universitária iniciou em agosto de 2024 e conta com a colaboração de graduandas de Odontologia de diferentes semestres, visando atender adolescentes em idade escolar, trabalhando temáticas como a prevenção da carie e outras doenças bucais. O planejamento das atividades se deu a partir de orientações e estudo acerca dos temas, e sua execução iniciou-se com a confecção dos materiais utilizados nas ações. Foram produzidos materiais para atividades lúdicas como jogo da roleta, mitos e verdades e tabuleiro humano, as atividades foram bem aceitas pelos adolescentes que interagiram e puderam desmitificar dúvidas como que é a carie, como podemos preveni-la, quais asa doenças bucais que podem acometer que mais acometem a população e a forma correta de escovação, já que após a palestra e brincadeiras a finalização se deu com demonstração e forma correta de usar o dentifrício e a escovação. Apesar de colaboração nas atividades lúdicas, muitos adolescentes se negaram a finalizar com a prática de escovação, uma resistência natural da idade. A estratégia de promoção a saúde é uma importante lacuna a ser preenchida nas escolas, pois a educação em saude bucal é um tema transversal que deve ser discutido e propagado para toda comunidade escolar, a fim de formar multiplicadores do conhecimento adquiridos no projeto. Participar do projeto nos permitiu olhar a odontologia além dos consultórios, trazer o enfoque para a prevenção, uma ação que ainda é um entrave na nossa região. 

Palavras-chave: Odontologia; Dinâmica de grupo; Aprendizagem. 

416339- O PAPEL DA TUTORIA DISCENTE NA FORMAÇÃO DE CIRURGIÕES DENTISTAS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS. MILENA DE ALMEIDA RAMOS e LUCÍDIA FONSECA SANTIAGO

A educação de qualidade no Brasil é escassa, principalmente dentro de comunidades indígenas e quilombolas, onde a qualificação de profissionais para atuar com esse público é carente, e com isso grande parte dos discentes do curso de odontologia chegam a UFPA com dificuldades básicas de ensino desde à escrita até a leitura o que dificulta sua jornada acadêmica, além da permanência no curso. E a tutoria busca auxilia-los em cada disciplina para contribuir para o desenvolvimento acadêmico, profissional e com isso minimizar à evasão. O relato vigente busca descrever as ações desenvolvidas no projeto de ensino da tutoria ICB, que tem como finalidade auxiliar discentes de odontologia indígenas e quilombolas com dificuldades acadêmicas. Este trabalho se trata de um relato de experiência, descrito a partir da participação no projeto de tutoria discente do ICB da UFPA no ano de 2024 que ocorre de segunda à sexta-feira das 08 às 18 horas. As ações aplicadas no projeto implicam em tutorias individuais ou em grupo sobre conteúdos específicos em que o aluno tem dificuldade, disponibilização de material didático, oficinas com os temas mais procurados pelos discentes, demonstração de lâminas em microscópio e revisões de modelos anatômicos. As tutorias mostram-se eficazes no desenvolvimento de conhecimento dos tutorados que tem apresentado maior compreensão dos conteúdos além de melhores resultados em avaliações acadêmica, devido o avanço de manejo dos assuntos básicos e norteadores para as aulas práticas da clínica odontológica. Portanto, as ações desenvolvidas pela tutoria ICB destinadas aos discentes indígenas e quilombolas são cruciais para promover avanços acadêmicos, além da construção de uma boa base de conteúdos, oferecendo-lhes ajuda para compreender a base teórica que fundamenta a prática clínica, assim, dando suporte para a permanência desses alunos no curso e ampliando a formação de odontólogos nas comunidades que podem atuar nas condições de saúde bucal de seus povos. 

Palavras-chave: Tutoria; Quilombolas; Povos 

416138- REVISTA EM QUADRINHOS SOBRE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS DA ETNIA INDÍGENA PARAKANÃ ALESSANDRA DOS SANTOS BRITO THAÍS ARNAUD DO NASCIMENTO, WLIANE NUNES BARBOSA, RAYSSYELLE FERREIRA GARCIA, MARLENE RIBEIRO DE OLIVEIRA

Entre as habilidades de um profissional, inclui-se a capacidade em elaborar métodos educativos inovadores em saúde. Os povos indígenas, devido ao seu contexto cultural peculiar, requerem esse cuidado e atenção. O presente trabalho tem como objetivo mostrar a construção de uma história em quadrinhos para crianças da etnia indígena Parakanã, descrevendo a importância e o desenvolvimento de uma tecnologia educativa em saúde bucal. A Terra Indígena Parakanã localiza-se na mesorregião sudeste paraense. Para reforçar a identidade Parakanã, na criação da revista em quadrinhos utilizou-se figuras realistas a partir de crianças da aldeia, com o uso de “software de ilustração vetorial”. Ao final da revista foi elaborada atividade lúdica para reforço do conteúdo. A coleta dos dados se deu pela observação e registro do conhecimento local (aldeia indígena) documentado por uma das autoras, cirurgiã dentista da comunidade, por meio de vídeos e fotografias digitais. Buscou-se na literatura temas relacionados a tecnologias educativas em saúde bucal e tecnologias educativas em saúde para a população indígena, por meio de artigos científicos publicados nas bases de dados online: Scielo e Medline. Os resultados são mostrados em cinco etapas. A história em quadrinhos beneficia as práticas dos professores, tornando-os atores importantes no processo educativo em relação a saúde bucal, com práticas inovadoras, que conduzirão ao ensino e uma aprendizagem de fácil compreensão para as crianças da referida etnia. As crianças se identificaram e se reconheceram na própria história em quadrinhos, pois a história foi desenvolvida considerando o contexto e o território da etnia. 

Palavras-chave: Saúde Bucal; Indígenas; Crianças; Revista em Quadrinhos.

415698- CUIDADO INTEGRAL: PROMOVENDO A SAÚDE MENTAL E ORAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO JOÃO FELIPE FERREIRA CASTRO, ANDRESSA CAROLINA RODRIGUES DA SILVEIRA, MARIA EDUARDA MORAES DOS SANTOS, VITÓRIA TAVARES DA ROCHA e DAIANE CLAYDES BAIA DA SILVA

O câncer, com suas múltiplas alterações comportamentais e fisiológicas, exige cuidados contínuos e acompanhamento multidisciplinar, como evidenciado pelos 3.310 novos casos anuais em Belém/PA. Nesse contexto, a Promoção do Cuidado se torna essencial para a saúde mental e oral, por meio de ações participativas que respeitam os conhecimentos da comunidade. O projeto teve como objetivo aumentar a adesão ao tratamento oncológico e a qualidade de vida das crianças e jovens acolhidos na Casa Ronald de Belém-PA, apresentando métodos corretos de higiene de forma lúdica e proporcionando momentos recreativos. Desenvolvido por acadêmicos de Odontologia da Universidade da Amazônia, o projeto incluiu uma roda musical com músicas relacionadas à odontologia, como estratégia para introduzir conceitos de saúde bucal e aproximar as crianças da equipe do projeto. Em seguida, foi realizado um teatro de fantoches, abordando as causas e prevenção da cárie dental, além da importância do dentista. Jogos de tabuleiro promoveram a troca de conhecimentos e momentos recreativos. Para finalizar a ação, foi utilizado um macro-modelo para demonstrar a escovação correta e foram ofertados kits de higiene bucal, incentivando a continuidade da promoção da saúde oral. Após a ação, observou-se que as crianças e jovens incorporaram a escovação em suas rotinas, promovendo a melhoria contínua da saúde bucal. Os acadêmicos de odontologia foram sensibilizados quanto o impacto positivo da extensão na qualidade de vida da população ao capacitar os pacientes para manterem sua própria saúde. Nossa iniciativa promoveu tanto a saúde bucal quanto um impacto positivo na autoestima e bem-estar dos amparados pela casa, destacando o cuidado integral que abrange saúde oral e bem-estar mental. Reafirmamos nosso compromisso com a continuidade do cuidado em futuras ações de extensão e em nossa prática profissional, valorizando o lado humano da odontologia. 

Palavras-chave: Adolescente; Criança; Oncologia; Promoção da Saúde; Saúde Bucal 

415592- ABORDAGEM EDUCATIVA NO COMÉRCIO DO VER-O-PESO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA Paula Melissa Vasconcelos Dos Santos, Gabriela Marçal Moreira De Lima, Anna Emília Pereira Monteiro, Rafael José Gomes Batista e Liliane Silva Do Nascimento

A cavidade oral é propensa ao desenvolvimento de câncer, devido à proliferação descontrolada de células anormais. Os principais fatores de risco para o carcinoma oral são substâncias químicas, traumas mecânicos, agentes biológicos ou virais, e exposição solar. Clinicamente, manifesta-se por lesões bucais que não cicatrizam, manchas avermelhadas e ulcerações, sendo que o diagnóstico geralmente é tardio. Dessa forma, este trabalho visa relatar a ação do projeto Prevenção ao Câncer de Boca: De Ponto a Ponto, de Vila em Vila na Amazônia, que promove letramento em saúde sobre o diagnóstico precoce visando à redução da prevalência da doença, destacando a interação do público com as informações divulgadas. Sendo assim, uma reunião prévia entre os participantes do projeto definiu o uso de linguagem simples para abordar as pessoas. Em 2024, o encontro ocorreu às nove horas no edifício Solar da Beira, em Belém, após isso os alunos foram divididos em grupos e se espalharam pelo Mercado Ver-o-Peso, abordando vendedores e frequentadores. As discussões explicaram de forma acessível a doença, os fatores de risco e o autoexame bucal. Com o apoio de um banner e folhetos, foram exibidas imagens das manifestações clínicas e orientadas medidas preventivas, além de como agir em casos de suspeita de câncer, em que foram direcionados ao atendimento no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Assim, o público interagiu e demonstrou interesse durante as atividades, reconhecendo que, antes da abordagem, desconheciam os riscos e relataram que realizariam o autoexame em casa após a observação. Em um caso particular, um vendedor disponibilizou um microfone com alto-falante aos alunos, o que facilitou a disseminação das informações e ampliou o alcance da ação. As atividades do projeto proporcionaram aos participantes uma aprendizagem integrada com a comunidade e contribuíram para o desenvolvimento profissional na área de saúde pública e na aplicabilidade do conhecimento teórico. 

Palavras-chave: Neoplasias Bucais; Detecção Precoce de Câncer; Higiene Bucal. 

415549- EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM CÂNCER: USO DE ABORDAGENS LÚDICAS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO. Isabelly Peixoto Celin, Carla Cristina Ferreira dos Santos, Dinair Pamplona dos Santos Tembra

Os pacientes em terapia antineoplásica apresentam comprometimento do sistema imunológico, o que os torna mais vulneráveis a infecções graves. Por isso, a higiene oral adequada é essencial para prevenir a proliferação de bactérias na cavidade bucal e evitar complicações que possam interferir no tratamento. Nesse contexto, o presente trabalho visa relatar uma ação educativa sobre saúde oral realizada pelos voluntários do projeto de extensão “Colorindo Sorrisos”, que utilizou abordagens lúdicas para facilitar a compreensão de crianças e adolescentes atendidos pela Casa Ronald McDonald em Belém do Pará. Para essa ação, foram utilizados macromodelos da cavidade bucal e de uma escova de dente, além de barbante, com o objetivo de explicar as técnicas de escovação e o uso do fio dental, tornando mais fácil de entender e visualizar. Ademais, foram apresentadas imagens de diversos alimentos, em que o grupo-alvo da ação escolhia aqueles que acreditavam ser “bons” ou “ruins” para os dentes; em seguida, os participantes do projeto explicaram a etiologia da cárie e demonstraram como o consumo de certos alimentos, especialmente os açucarados e industrializados, contribui para a deposição de biofilme bacteriano nas superfícies dentais. No final da palestra educativa, foi realizada uma atividade de jogo da memória, composta por vários desenhos relacionados ao tema. Após o término do jogo, foram feitas perguntas sobre o que foi explicado durante a ação. Como resultado, o público presente demonstrou grande interesse nas explicações dos voluntários e, ao serem convidados a demonstrar no macromodelo o que compreenderam, realizaram as atividades com êxito e se divertiram no processo, mostrando que aprenderam a cuidar dos dentes. Conclui-se que a atividade integrativa realizada pelo projeto de extensão obteve sucesso na promoção de educação em saúde bucal, proporcionando adesão e participação do público-alvo por meio da abordagem lúdica e de uma linguagem adequada à faixa etária. 

Palavras-chave: Educação em Saúde Bucal; Criança; Adolescente; Oncologia.

415540- A UTILIZAÇÃO DE MATERIAS E MEIOS PARA A PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO AO CANCÊR DE BOCA: REVISÃO DE LITERATURA GESSÉ ANTONIO DA SILVA CONDE, GABRIELA MARÇAL MOREIRA DE LIMA e LILIANE SILVA DO NASCIMENTO

O projeto Prevenção ao Câncer de Boca de Ponto em Ponto, de Vila em Vila na Amazônia vinculado a Pró-reitoria de extensão da Universidade Federal do Pará tem como objetivo letramento em câncer de boca, tratando dos temas de prevenção e fatores de risco em diversos territórios com práticas e visitas rotineiras. Diante disso, tendo como ponto de partida as vivências adquiridas no âmbito deste projeto essa revisão de literatura tem como intuito identificar a utilização de tecnologias e materiais para promoção da prevenção ao câncer bucal. Buscando compreender o que se tem construído para intensificar a promoção da saúde sobre essa temática. Este estudo foi realizado através da análise de artigos e dissertações pelos bancos de dados virtuais SciELO, Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, Periódicos-CAPES, utilizando os descritores: Materiais didáticos; Tecnologias aplicadas a prevenção; Prevenção ao Câncer de boca, sendo selecionados os trabalhos que se enquadraram na proposta desta revisão, entre os períodos históricos de 2010 a 2024. O câncer de boca tem 85% de chance de cura quando detectado cedo, mas é frequentemente diagnosticado tardiamente, dificultando o tratamento. A prevenção é essencial, e tais estudos buscam conscientizar tanto a população de risco quanto os profissionais envolvidos no cuidado. Os meios mais usados são infográficos, websites, palestras para trabalhadores, rastreamento visual por profissionais treinados, assim como por inteligência artificial e métodos auxiliares como autofluorescência e citopatologia. A utilização de materiais e meios para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de boca vem demostrando um real significado sobre o enfrentamento da doença, pois abranger não apenas a população-alvo, mas toda a sociedade. 

Palavras-chave: Câncer de Boca; Prevenção Primária; Materiais de Ensino.

415461- PREVENÇÃO AO CÂNCER DE BOCA: ESTRATÉGIAS LÚDICAS COM JOGOS E ARTESANATO PARA ORIENTAÇÃO DE IDOSOS EM LAR DE ACOLHIMENTO Gabriela Marçal Moreira de Lima Anna Emília Pereira Monteiro, Paula Melissa Vasconcelos Dos Santos e Liliane Silva do Nascimento

O mundo tem hoje mais idosos, com tendência a aumento dessa parcela populacional, fato que provoca a necessidade de desenvolver estratégias de educação em saúde específica para esse grupo, com orientações de rastreio e monitoramento do câncer de boca, já que essa faixa etária é mais acometida pela doença. Com o intuito de provocar a participação integral desse público a respeito do autoexame de boca, a partir da prática de jogos de memória e artesanato, bem como reforçar a importância da troca de saberes sobre o agravo, seus fatores de riscos, sinais e sintomas. Os estagiários do projeto “Prevenção do Câncer de Boca: de Ponto a Ponto, de Vila em Vila na Amazônia”, da Universidade Federal do Pará, durante uma visita ao abrigo lar Providência, localizado no município de Belém, realizaram a atividade de extensão com grupos de idosos por meio de um jogo da memória confeccionado de forma autoral contendo imagens relacionadas aos fatores de risco e formas de prevenção do câncer de boca, além também da confecção da flor símbolo do combate ao câncer bucal. Em Simultâneo, os estudantes estabeleceram diálogos sobre o câncer oral e os seus principais sinais na terceira idade. Foi notória a atenção do público-alvo em aprender mais sobre o assunto e propagá-lo. Além disso, demonstraram interesse em participar de novos encontros e estiveram atentos às orientações feitas pelos voluntários. Assim, notou-se que o uso de artesanato e jogos que estimulam a memória funcionou como um recurso na troca de conhecimentos de saúde em um ambiente rotineiro para esse público, criando uma atmosfera familiar, em que a se sentiam mais livres para compartilhar suas preocupações e questionamentos. Notou-se a ausência informacional relacionada ao tema e a necessidade de propagação com a comunidade. Além da grande determinação do grupo em contribuir para a construção do conhecimento por meio das habilidades artesanais e da prática da memória, tornando a experiência um compartilhamento de saberes. 

Palavras-chave: Câncer de Boca; Odontologia Geriátrica; Materiais de Ensino.

415026- AÇÃO EXTENSIONISTA DE PROMOÇÃO À SAÚDE BUCAL REALIZADA EM CRECHE DE BELÉM PARÁ: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Emanuely Vitória Marques Lobo, Evellyn de Cássia Martins Rodrigues, Eduarda Jackeline da Silva Rodrigues, Flávia Garcia de Aquino, Suelly Maria Mendes Ribeiro

Ações sociais na odontologia são essenciais na promoção da saúde bucal. A falta de conhecimento sobre esse assunto simboliza uma condição preocupante e, dessa forma, as atividades de educação em saúde são primordiais no compartilhamento de cuidados com a higiene bucal ,principalmente, para o público infantil. Dessa forma, o objetivo principal do trabalho é relatar a experiência de voluntariado pela Liga Acadêmica de Odontopediatria do Pará (LAOPED.PA) em uma creche, referente a propagação do Dia Mundial da Saúde Bucal. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido como parte das atividades de extensão da LAOPED. A ação social ocorreu no dia 20 de março de 2024, Dia Mundial da Saúde Bucal, na creche Professor Orlando Bittar, localizada no bairro de Nazaré, em Belém do Pará. A metodologia envolveu a realização de atividades práticas reforçando a importância da higiene bucal, como escovação supervisionada, aplicação de flúor e teatro de fantoches, no qual foram apresentados os personagens principais da escovação e suas funções: o fio dental, a pasta, a escova, o dentista e a cárie. Desse modo, foi possível compartilhar informações adequadas sobre saúde bucal para as crianças, envolvendo o fator divertimento, com auxilio de músicas, escovação supervisionada, exames intrabucais e a entrega de kits de higiene bucal. Essas atividades interativas resultaram em maior atenção das crianças e na aquisição do conhecimento, colocando-os em prática. Dessa forma, nota-se que as ações sociais promovem o conhecimento a respeito da higiene bucal e são essenciais para promoção da saúde oral de crianças. 

Palavras-chave: Saúde bucal; Comportamento Infantil; Odontopediatria, Jogos e Brinquedos.

413164- PROMOÇÃO DE SAÚDE BUCAL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM TRATAMENTO ONCOLÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIAEXTENSIONISTA Ketllin Alessandra Braga da Silva,Carla Cristina Ferreira dos Santos,Carolynne Ferreira dos Santos, Carla Cristina Santana dos Reis e Dinair Pamplona dos Santos Tembra

O tratamento oncológico pode causar diversas alterações no meio oral, como xerostomia, mucosite e cáries. Nesse sentido, a odontologia desempenha um papel essencial na promoção de saúde bucal para o público infantojuvenil em terapia antineoplásica, contribuindo para a qualidade de vida e prevenindo infecções que podem comprometer o tratamento. Nesse contexto, este trabalho visa descrever o relato de uma atividade de extensão realizada pelo projeto intitulado “Colorindo Sorrisos”, direcionada ao público hospedado na Casa Ronald McDonald Belém. Para a realização da ação, formou-se uma roda de conversa, em que foram abordados conceitos básicos de saúde oral, de forma lúdica, utilizando materiais como um macromodelo de boca e escova para facilitar o entendimento. As crianças e os adolescentes interagiram com os voluntários, que adaptaram suas abordagens de acordo com a faixa etária, promovendo maior participação e aprendizado. Utilizou-se massinha para simular cáries e sujeira, demonstrando como esses problemas afetam a saúde dentária. Ademais, foram demonstradas as técnicas corretas de escovação e o uso do fio dental, enfatizando sua importância na limpeza interdental. Além disso, a atividade lúdica “Amigos e Inimigos da cárie” foi aplicada com o intuito de discutir hábitos alimentares, a etiologia da cárie e seus efeitos nos dentes. No final, cada um recebeu uma folha com a imagem de uma boca com sujeira desenhada por marcador e uma “escova” de esponja para praticar as técnicas de escovação que aprenderam. Durante a atividade, houve grande interesse, com várias perguntas sobre saúde bucal, todas foram respondidas pelos voluntários, e a ação foi bem sucedida, demonstrando que os participantes aprenderam como cuidar dos dentes. Conclui-se que a atividade promoveu educação em saúde oral de forma acessível e interessante, utilizando comunicação simples e atividades práticas bem recebidas pelo público-alvo. 

Palavras-chave: Educação em Saúde Bucal; Criança; Adolescente; Oncologia.

416782- RACISMO NA FORMAÇÃO ODONTOLÓGICA: A EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES NEGROS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA). DAYSA DA SILVA MARTINS, THYRSA VILHENA LOPES , LUANA ARAÚJO SILVA, ADALBERTO LÍRIO DE NAZARÉ LOPES, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO

A escravidão no Brasil gerou desigualdades duradouras e excluiu os negros do mercado de trabalho formal, principalmente devido às políticas de embranquecimento que favoreceram imigrantes europeus em detrimento dos afrodescendentes. Na graduação em odontologia, o racismo afeta discentes negros em níveis interpessoais, estruturais ou institucionais. Este estudo objetivou avaliar as percepções e experiências de racismo vivenciadas por estudantes negros do curso de Odontologia da UFPA; o impacto no rendimento acadêmico e o suporte institucional. Aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob parecer n.° 7.150.720, com abordagem quanti-qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionário on-line, com trinta perguntas na Escala de Likert e duas perguntas discursivas opcionais, respondido por 79 discentes do curso. Os dados coletados foram organizados no Excel e analisados pelo software Jamovi. A pesquisa revelou que os professores foram apontados como principais responsáveis por discriminações, com 25,3% (n=20) dos alunos relatando comentários racistas e 21,5% (n=17) mencionando impacto na prática clínica. Esse dado é alarmante, considerando que 87,4% (n=69) dos estudantes desconhecem formas de denúncia interna para casos de racismo, e 58,2% (n=46) afirmaram que a faculdade não oferece suporte aos acometidos. Além disso, 92,4% (n=73) indicaram que o currículo não aborda questões raciais, enquanto 64,5% (n=51) não identificam representatividade racial nos materiais didáticos. Nas respostas abertas, emergiram relatos de agressões e sentimentos de exclusão, reforçando a percepção de um ambiente acadêmico hostil. A precariedade socioeconômica foi outro fator relevante, contribuindo para a evasão de estudantes negros. Conclui-se que a percepção do racismo é negativa e afeta o desempenho acadêmico dos discentes, revelando a falta de suporte institucional e a necessidade de inclusão de questões raciais no currículo. 

Palavras-chave: Educação em Odontologia; Racismo Institucional; Estudantes de Odontologia.

416479- LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAÚDE DE PESSOAS IDOSAS QUILOMBOLAS RIBEIRINHAS DE MOCAJUBA-PA WILLEN CRISTHIAN CARVALHO MARTINS, THAYANE MARIA SOUZA ANDRADE, RODOLFO GOMES DO NASCIMENTO

No Brasil, há 1,3 milhão de quilombolas, segundo o IBGE, e muitas dessas pessoas ainda se encontram desassistidas pelo poder público em diversos setores, incluindo a saúde. Esses dados evidenciam a negligência histórica de grupos vulneráveis, em especial idosos quilombolas ribeirinhos. Nesse viés, o baixo Letramento Funcional em Saúde compromete o autocuidado e práticas preventivas. Objetivou-se avaliar o nível de Letramento Funcional em Saúde de pessoas idosas quilombolas ribeirinhas e identificar de que forma o letramento pode influenciar no comportamento e autocuidado. Trata-se de um estudo observacional, do tipo descritivo, de coleta transversal e abordagem quantitativa dos dados, realizada em agosto de 2024 na comunidade quilombola Mangabeira, em Mocajuba, Pará. Os critérios de inclusão foram pessoas idosas. Foram critérios de exclusão: diagnóstico clínico de demência ou distúrbio de comunicação grave. Das 43 pessoas visitadas, 29 aceitaram participar da pesquisa, as quais assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido previamente ao início da coleta de dados. Foi realizada análise estatística e teste exato de Fisher; a pesquisa foi aprovada sob o nº CEP/SD: 76443423.1.0000.5174. O estudo revelou que 75% das pessoas apresentaram nível inadequado ou limítrofe de Letramento Funcional em Saúde, enquanto apenas 24% atingiram o nível adequado. Embora seja um dos fatores principais no letramento, o nível de escolaridade não mostrou relação com o Letramento Funcional em Saúde, sendo seu p-valor igual 0,10. Esses resultados demonstram que a maioria das pessoas idosas possui baixa capacidade funcional em saúde, o que compromete o autocuidado, o gerenciamento e gestão de doenças crônicas e o uso correto de medicamentos. Este estudo reiterou a importância do Letramento Funcional em Saúde dessas pessoas, numa tentativa de criar planejamento de ações e políticas públicas que visem melhorar a educação em saúde na produção do cuidado. 

Palavras-chave: Envelhecimento; Letramento em Saúde; Quilombolas; Promoção da Saúde.

416475- AVALIAÇÃO DE 4 ANOS DA REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E RAÇA DOS PALESTRANTES DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PESQUISA ODONTOLÓGICA Nalanda Moreira dos Santos, Andrew Silva Pinheiro, Jorge Luis Pagliarini, Amanda Wellen Conceição Sampaio, Adam Lucas Pantoja de Santana

A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) é o principal encontro de Pesquisa científica do Brasil, tendo como função a divulgação científica, corroborando para o desenvolvimento e reconhecimento de projetos científicos de novos pesquisadores. Observar a composição dos palestrantes é um parâmetro fundamental para compreender como essa sociedade dialoga com a diversidade. Dessa forma, objetiva-se analisar a representatividade de gênero e raça entre os palestrantes dos eventos organizados pela SBPqO nos últimos quatro anos, identificando padrões e propondo reflexões sobre a equidade de gênero e raça. Este estudo utiliza como metodologia, uma abordagem quantitativa, com análise documental e descritiva do intervalo de 2020 à 2023. Os critérios de inclusão, consideraram palestrantes, cujas informações sobre gênero e raça, foram retiradas dos anais disponibilizados no site oficial do evento e pela Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os dados foram tabulados, analisados e descritos por meio de gráficos. Destarte, obteve-se como resultado, o comparativo dos quatro anos analisados, os quais, apontam a predominância de 40,5% de palestrantes do gênero masculino em relação à média feminina, que foi em torno de 22%. Além disso, observou-se a prevalência de 95% de ministradores da raça branca em comparação com as demais etnias. Contudo, conclui-se que ao longo de quatro anos, foi identificada uma disparidade na representatividade de gênero e étnico-racial entre os palestrantes, com predominância de ministradores brancos em relação a mulheres e outras raças. Infere-se, portanto, que os resultados apontam para uma baixa diversidade racial e de gênero nos eventos científicos organizados pela SBPqO. 

Palavras-chave: Diversidade de Gênero; Equidade em Saúde; Eventos Científicos e de Divulgação; Grupos Raciais; Pesquisa em Odontologia.

416170- ANÁLISE QUÍMICA E GEOGRÁFICA DAS FONTES DE ÁGUAS ENGARRAFADAS COMERCIALIZADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM DO PARÁ JOANNE BRASIL ARAUJO, ANA KAROLINE OLIVEIRA NUNES , ANDRÉA FERNANDES DA COSTA, HELDER HENRIQUE COSTA PINHEIRO e ROBERTA SOUZA D’ALMEIDA COUTO

A demanda por águas minerais envasadas cresce anualmente no Brasil. Considerando a realidade amazônica em que a Região Metropolitana de Belém do Pará está inserida, cercada por aquíferos com formações geológicas ricas em minérios, é importante conhecer as características químicas e geográficas das fontes de águas envasadas comercializadas na região que podem afetar positiva ou negativamente a saúde bucal dos consumidores. O objetivo do estudo foi analisar o pH (potencial hidrogeniônico), a concentração do íon fluoreto e a geografia das fontes das águas comercializadas na Região Metropolitana de Belém do Pará. Analisou-se três lotes de 7 marcas comerciais de águas envasadas. Os valores de pH foram obtidos em triplicata com o auxílio de um pHmetro de bancada calibrado e os íons fluoretos foram analisados em duplicata com o auxílio de um eletrodo íon-específico. Para a análise geográfica foi realizado o georreferenciamento por meio do software livre QGIS. Das 7 marcas analisadas, 6 apresentaram resultados com valores de pH variando entre 4,5 a 5,5 sendo consideradas ácidas. Em relação ao fluoreto, todas as marcas analisadas apresentaram valores abaixo de 0,05 mg F/L, sendo considerados insignificantes para produzir benefícios ou malefícios à saúde bucal. A análise geográfica evidenciou concentração das fontes na região nordeste do Pará, conhecida pelos solos argilosos e ácidos, capazes de afetar o pH da água. Portanto, a posição geográfica das fontes possivelmente influencia nos valores ácidos do pH encontrado das águas envasadas comercializadas na Região Metropolitana de Belém do Pará. O pH ácido das águas comercializadas e a reduzida quantidade de fluoreto sem efeito protetor aos tecidos dentais representam potencial erosivo e podem afetar a saúde bucal dos consumidores. 

Palavras-chave: Saúde Pública, Mapeamento Geográfico, Flúor, Erosão Dentária.

416935- GESTÃO FINANCEIRA E PRECIFICAÇÃO EM ÂMBITO CLÍNICO ODONTOLÓGICO: REVISÃO DE LITERATURA FERNANDA GABRIELLE BRAGA FERREIRA, BEATRIZ TREVISAN BONGIOVANNI, LUCAS DONIZETTI MERIS DE PONTES, HÉRCULES BEZERRA DIAS E CAMILA LIMA DE ANDRADE.

O Código de Ética Odontológico estabelece, em parágrafo único, que o profissional possui autonomia sobre o valor da consulta e dos procedimentos odontológicos, desde que respeite as disposições éticas e comunique anteriormente os pacientes sobre os honorários. Somado a isso, é imprescindível que o cirurgião-dentista, como gestor de seu próprio consultório, possua conhecimentos em gestão de finança e contabilidade a fim de agregar sucesso financeiro e credibilidade à sua clínica, além de prevenir a subvalorização e perdas de lucros. Diante disso, o presente estudo objetiva analisar a existência de artigos que forneçam orientações sobre a precificação odontológica sob o contexto da gestão de finanças em consultórios privados. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica nas bases de dados do Google Scholar, PubMed, BVS utilizando os seguintes descritores: “contabilidade”, “odontologia”, “consultório odontológico” e “gestão”. Foram adotados como critérios de inclusão publicações feitas nos últimos 5 anos, nas línguas portuguesa ou inglesa, excluindo aquelas que não correspondiam ao objetivo e critérios da pesquisa. Após a aplicação dos critérios, cinco estudos foram selecionados para compor o estudo, dos quais apenas dois tinham como objetivo direcionar a gestão financeira de consultórios, incluindo precificação. Os estudos indicam que, apesar de essencial, muitos dentistas, recém-formados ou experientes, possuem dificuldades em calcular o valor de sua hora clínica, assim como os seus custos fixos e variáveis, resultando em valores desproporcionais para cada tratamento. Para Rédua (2020), é preciso disponibilizar tempo não só para aprimorar o atendimento clínico em si, mas também para se aprimorar na gestão do consultório, uma vez que ele funciona como uma empresa. Conclui-se, portanto, que há uma carência de estudos que possam nortear os profissionais em busca de garantir satisfação financeira e consequentemente, sucesso profissional. 

Palavras-chave: Odontologia; Gestão; Administração de consultórios. 

416917- ATUAÇÃO DO CIRURGIÃO DENTISTA NO EXERCÍCIO DA ODONTOLOGIA NA REGIÃO AMAZÔNICA: UMA EXPERIÊNCIA COM INDÍGENAS PARAKANÃ Marlene Ribeiro de Oliveira, Talytha de Wilkersan Coelho Aguiar, Samuel de Carvalho Chaves Júnior, Ivam Freire da Silva Júnior

A saúde bucal dos povos indígenas do Brasil é marcada por complexidade e precariedade historicamente negligenciada, o que torna necessário e obrigatório o aprofundamento nas reflexões sobre a atuação e os desafios que o cirurgião dentista (CD) enfrenta para atuar em comunidades indígenas. O objetivo deste estudo é mostrar a atuação de um CD na comunidade indígena Parakanã e suas dificuldades. Realizado levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED e LILACS de estudos que apontam as dificuldades do CD em prestar serviços odontológicos em comunidades indígenas. Os indígenas Parakanã são de recente contato e vivem na região sudeste do Estado do Pará na Terra Indígena Parakanã (TIP). A literatura mostra que a assistência odontológica sistematizada da TIP iniciou no ano de 2003. O diagnóstico situacional foi o principal instrumento para a organização dessa assistência, assim, as ações na TIP, no que tange a saúde bucal, foram direcionadas para os atendimentos curativos, preventivos e ações educativas. Atuar em um contexto intercultural é bastante desafiador quando se depara com barreiras que vão além das geográficas e do difícil acesso a estas comunidades. É preciso compreender que a problemática é complexa por diferentes fatores, desde o descaso das autoridades competentes em relação à destinação e disponibilização de recursos, às questões geográficas, culturais e linguísticas. Atuar no contexto indígena na região amazônica é desafiador, e exige dos profissionais muito mais que habilidades e competências técnicas e científicas; é preciso mergulhar na cultura e transformar os obstáculos e desafios em motivação e instrumento de ressignificação das práticas odontológicas na perspectiva do relativismo cultural. Por outro lado, o rompimento da barreira linguística deve ser visto como o início de um processo de reconhecimento e de troca de sabres para a consolidação de uma parceria mútua em direção ao desenvolvimento de uma assistência odontológica segura e eficaz. 

Palavras-chave: Saúde Bucal; Povos Indígenas; Relativismo Cultural; Assistência Odontológica.

416905- ODONTOLOGIA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: UMA REVISÃO DE LITERATURA Stheffany Pena Gomes, Lucas Santos da Silva, Rodrigo de Brito Ramos Daiane Claydes Baia da Silva

A odontologia faz parte de todos os níveis de atenção e desempenha um papel crucial dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), os profissionais dessa área desempenham tratamento, promoção e prevenção, tornando assim uma odontologia preventiva. O objetivo do presente trabalho é fazer uma revisão de literatura sobre a odontologia no SUS. Foi realizado um levantamento bibliográfico da literatura nas bases de dados: Pubmd, Scielo e Scopus. A busca pelos artigos foi realizada utilizando uma estratégia de buscas com palavras relacionadas a odontologia/SUS/saúde pública e saúde coletiva, palavras essas combinadas com os operadores booleanos OR e AND, foram usados como critérios de inclusão artigos relacionados ao tema entre os anos de 2020 e 2024 em língua portuguesa, inglesa e espanhola para os critérios de exclusão foram excluídos artigos que não estejam relacionados a odontologia dentro do SUS, revisões de literatura, teses de doutorados e cartas. A odontologia dentro do sus melhorou a redução de extração dentária, a doença cárie e se tornou mais comuns tratamentos conservadores, os tratamentos mais invasivos também foram realizados e mostram que o cirurgião dentista dentro do SUS tem várias finalidades, a odontologia hospitalar também se faz presente dando suporte a pacientes internados, onde o profissional da odontologia trata infecções e complicações em pacientes internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e casos de câncer, em contrapartida aos que muitos pensam os maiores usuários de serviços odontológicos no SUS são de pessoas com alto nível escolar e com renda maior que um salário mínimo. Diante disso, fica evidente que a odontologia é de suma importância dentro do sistema único de saúde em todos os níveis de atenção. 

Palavras-chave: Odontologia; Sistema Único de Saúde; Odontólogos.

416719- POLÍTICA DE FLUORETAÇÃO DAS ÁGUAS DE ABASTECIMENTO PÚBLICO E A REALIDADE NA CIDADE DE BELÉM-PARÁ RENATO DE SOUSA RIBEIRO, MATEUS DIAS ARANHA HÉRCULES BEZERRA DIAS, CAMILA LIMA DE ANDRADE

A fluoretação das águas de abastecimento público é uma das principais medidas de saúde pública para a prevenção da cárie dentária, reconhecida mundialmente pela sua eficácia. Testada no Brasil durante a segunda metade do século XX, tornou-se lei em 1974. Este trabalho busca analisar a forma como essa política é empregada no país com foco especial no contexto de Belém do Pará. Foi realizada uma busca nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, BVS e PubMed, utilizando os descritores “Fluoretação da água”, “Cárie Dental” e “Saúde Bucal”. Após aplicar critérios de inclusão e exclusão, foram encontrados cinco estudos com contribuições relevantes, no período de 2014 a 2024. Os estudos revelam que a fluoretação da água é uma medida amplamente aceita e defendida por lideranças de saúde, apesar de haver desafios que englobam falta de responsabilidade dos gestores públicos em aplicar efetivamente essa política, até a falta de conscientização de alguns cidadãos que veem nessa lei, um ataque à sua autonomia individual. No contexto de Belém, a situação é preocupante, pois apesar de ter tido uma cobertura ampla em meados dos anos 90, o serviço foi interrompido em 2010, ação essa que pode ter contribuído para o aumento nos índices de cárie, pois capitais com serviço eficiente de fluoretação apresentam índices menores que capitais que não apresentam eficiência ou interromperam o serviço. Este aumento no número de cáries, principalmente em pessoas de baixa renda, evidencia a necessidade de reativação e vigilância rigorosa do programa, pois onde é eficaz, essa política mostrou-se uma prática essencial e inclusiva para o controle da cárie dentária e a promoção da saúde bucal. Por isso, é necessário que gestores tomem consciência da importância da fluoretação das águas de abastecimento e busquem aplicar a política de forma eficaz na cidade de Belém, além de medidas educativas sobre o assunto para a população onde haja commbate às desinformações referente à sua implementação. 

Palavras-chave: Abastecimento de Água para Consumo Humano; Fluoretação da Água; Vigilância em Saúde.

416712- O PROTAGONISMO ESTUDANTIL TORNA RESPONSIVO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE ALUNOS DE ODONTOLOGIA NA AMAZÔNIA Luana Rafaelle Loureiro Silveira, Lurdete Maria Rocha Gauch, Liliane Silva do Nascimento, Camila Lima de Andrade, Hércules Bezerra Dias

Os egressos do curso de graduação em Odontologia devem desenvolver competências que envolvam atenção à saúde, tomada de decisões, comunicação, liderança, gestão em saúde e educação permanente. Para isso, torna-se necessário que o estudante seja o protagonista do processo ensino-aprendizagem. Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura para apresentar o panorama da inserção do estudante de odontologia como protagonista no contexto de seu desenvolvimento profissional. A pesquisa foi realizada nas bases de dados PUBMED usando os termos MESH “dental students”, “teaching methods” e “dental health education” e no Google acadêmico, utilizando os descritores “estudantes de odontologia”, “profissionalismo” e “ensino”. Foram considerados os artigos dos últimos 3 anos, de língua inglesa e portuguesa, relacionados com a temática do estudo. A curricularização da extensão e os cenários práticos de estágio no âmbito do SUS permitiram, nos últimos anos, desenvolver o protagonismo do estudante de odontologia junto às comunidades, com estratégias de promoção e letramento em saúde e sistematização processos relacionados à gestão, acolhimento e ambiência nos serviços. Quanto ao processo em sala de aula, os trabalhos referem as metodologias ativas como principal estratégia para quebrar o paradigma do ensino conteudista e tradicionalista, com estratégias que vão de jogos interativos a simulações clínicas, direcionando a aprendizagem autônoma, com auxílio de um professor facilitador. Para tornar efetivo o desenvolvimento profissional do estudante amazônida, há que se considerar as demandas socioculturais, diversidades loco regionais, demandas de saúde da população da região e as políticas públicas do SUS. A utilização desse insight para trabalhar o protagonismo do estudante deve tornar mais compreensivo e responsivo o desenvolvimento profissional dos alunos de odontologia. 

Palavras-chave: Estudantes de odontologia; Profissionalismo; Ensino

416707- A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NA ODONTOLOGIA LUANA ARAÚJO SILVA, BEATRIZ TREVISAN BONGIOVANNI , LUCAS DONIZETTI MERIS DE PONTES3, ARNALDO GONÇALVES JUNIOR e CAMILA LIMA DE ANDRADE

A Odontologia tem se transformado de maneira significativa, exigindo dos futuros cirurgiões-dentistas, além da prática clínica, habilidades em administração e empreendedorismo para lidar com a competitividade do mercado de trabalho. No entanto, os cursos de graduação frequentemente não oferecem uma formação adequada nessas áreas. Este trabalho tem como objetivo avaliar a influência da inclusão da educação empreendedora no curso de Odontologia. Foi realizada uma revisão narrativa de literatura, que abrangeu as bases de dados PubMed, Scopus, Literatura Cinza e LILACS, considerando o período de 2014 a 2024, nas línguas portuguesa e inglesa, utilizando os descritores: “empreendedorismo” e “odontologia”, 15 artigos foram selecionados para análise qualitativa. Os critérios de inclusão abrangeram estudos que discutiram a incorporação de gestão e empreendedorismo na grade curricular ou em projetos de pesquisa universitária. Dos 15 artigos analisados, apenas 10 foram utilizados, onde 6 trataram diretamente da inserção dessas temáticas na grade curricular e do perfil empreendedor dos discentes de odontologia, enquanto 4 discutiram iniciativas em projetos de pesquisa. A maioria dos estudos ressalta que a integração de gestão e empreendedorismo na formação dos cirurgiões-dentistas é fundamental para ampliar suas possibilidades de atuação e fortalecer sua capacitação profissional desde a graduação. Os profissionais que dedicam atenção à administração do consultório ou empreendimento têm maior êxito profissional, não bastando apenas ser bom tecnicamente, é necessário ter noções mínimas de domínio de um empreendimento. Assim, é essencial incluir temas como gestão e empreendedorismo na graduação, com a finalidade de preparar melhor o cirurgião-dentista para atuar de forma estratégica e empreendedora no mercado de trabalho, com especial atenção aos aspectos administrativos e de gestão que gerenciam um empreendimento com planejamento e organização. 

Palavras-chave: Odontologia; Educação em Odontologia; Administração de Serviços de Saúde. 

416594- GESTÃO E EMPREENDEDORISMO DE CIRURGIÕES-DENTISTAS NO BRASIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA WELLANY BORGES DOS SANTOS NATHÁLIA FERNANDES SILVA, FERNANDA GABRIELLE BRAGA FERREIRA LORÊNA AGUIAR SARMENTO, CAMILA LIMA DE ANDRADE

No contexto atual da odontologia, os cirurgiões-dentistas (CD) no Brasil enfrentam uma demanda crescente por habilidades que vão além das competências técnicas tradicionais, abrangendo áreas como gestão, empreendedorismo e administração. O empreendedorismo e a gestão eficaz são fundamentais para o sucesso desses profissionais, que precisam integrar habilidades técnicas com competências empresariais. Esta revisão de literatura tem como objetivo identificar as práticas de gestão e empreendedorismo entre CD, destacando os fatores que contribuem para o sucesso empresarial e os desafios mercadológicos enfrentados por esses profissionais. A pesquisa foi realizada utilizando bases de dados acadêmicas, como Google Acadêmico, com os termos de busca “empreendedorismo”, “gestão”, “cirurgião-dentista” e “Brasil”. Foram selecionados artigos científicos, dissertações, teses e outros documentos relevantes publicados nos últimos cinco anos. A análise focou na identificação de tendências, desafios e oportunidades relacionadas à gestão e ao empreendedorismo na odontologia brasileira, com o intuito de fornecer uma visão abrangente sobre o tema. Os dados revelaram que os cirurgiões-dentistas brasileiros enfrentam desafios significativos ao empreender, incluindo a necessidade de habilidades em gestão financeira, marketing e liderança. Estratégias eficazes para superar esses desafios incluem a adoção de tecnologias inovadoras, capacitação contínua em gestão empresarial e desenvolvimento de redes de contatos (networking). A pesquisa também revelou que muitos profissionais ainda apresentam lacunas significativas em suas competências de gestão, o que pode comprometer o sucesso de seus empreendimentos. A revisão destaca o crescente reconhecimento da importância do empreendedorismo e da gestão eficiente, sublinhando que investir em educação especializada é crucial para aprimorar o desempenho empresarial desses profissionais e promover a troca de experiências e melhores práticas entre eles. 

Palavras-chave: Empreendedorismo; Gestão; Cirurgião-dentista; Brasil. 

416144- PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DE CÁRIE NA DENTIÇÃO DECÍDUA DE CRIANÇAS INDÍGENAS PARAKANÃ ALDEADAS: REVISÃO INTEGRATIVA Talytha de Wilkersan Coelho Aguiar, Marlene Ribeiro de Oliveira

A cárie na dentição decídua é considerada fator preditor para a doença na dentição permanente. Estudos comparativos de crianças indígenas de até 5 anos de idade são raros. O conhecimento da prevalência de cárie entre indígenas pode contribuir para a visibilidade do perfil epidemiológico deste grupo. O objetivo deste trabalho é avaliar os impactos da cárie em crianças da etnia indígena Parakanã de 18 a 36 meses e 5 anos de idade. Foi realizada uma revisão integrativa por meio de levantamento bibliográfico nas bases de dados PUBMED e LILACS. Critérios de inclusão: artigos publicados na língua inglesa e portuguesa no período de 2015 a 2024. Foram incluídos neste estudo 01 artigo na língua inglesa e 01 em português. O primeiro estudo (2018) mostrou um perfil epidemiológico alto, ceo-d (6.33) para crianças de 18 a 36 meses e (6.43) para as de 5 anos de idade. O segundo estudo (2024) mostrou uma redução significativa no ceo-d, sendo para o grupo de crianças indígenas orientais de 18 a 36 meses ceo-d (0.74), enquanto o grupo ocidental teve ceo-d (1.25). Para crianças orientais de 5 anos de idade ceo-d (4.35), e para as ocidentais (3.74). Este mesmo estudo mostrou que a média de dentes cariados para crianças indígenas orientais de 18 a 36 meses é (0.62) e para as ocidentais (1.13). Já as crianças de 5 anos de idade orientais apresentaram a média de dentes cariados de (2.98) e as ocidentais de (3.0). O estudo não observou diferença estatisticamente significativa na prevalência de cárie, bem como em seus componentes cariados, extração indicada e obturados entre os dois grupos Parakanã (p>0,05). Conforme os estudos, o perfil epidemiológico da saúde bucal das crianças indígenas Parakanã vem sofrendo alterações significativas, com a redução dos índices de ceo-d evidenciando acesso aos serviços de saúde bucal. Atividades de educação e saúde bucal com foco em métodos de prevenção e adoção de hábitos de higiene bucal tem corroborado para melhora da saúde bucal deste grupo étnico. 

Palavras-chave: Revisão de Literatura; Cárie Dentária; População Indígena.

416868- MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA SOBRE SAÚDE BUCAL INDIGENA VIRGULINO BENTO DE SOUSA NETO, DACIANE PRAXEDES SOARES GUAJAJARA, VINICIUS RUAN NEVES DOS SANTOS, MÁRCIA CRISTINA DOS SANTOS GUERRA, RAFAEL RODRIGUES LIMA

importância que merece ser discutido e analisado em profundidade. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as pesquisas acadêmicas desenvolvidas ba pós-graduação brasileira sobre saúde bucal indígena, considerando as teses e dissertações disponíveis no portal CAPES. Para isso, foi utilizado o portal de teses e dissertações da CAPES (https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo teses/#!/) para realizar uma pesquisa sobre a produção acadêmica brasileira em saúde bucal indígena. Como estratégia de busca, aplicamos os termos ‘saúde bucal AND indígenas’ para recuperar os documentos sem estipular limite de tempo. Após a busca, foi realizada a leitura dos resumos de todas as teses e dissertações identificadas e em seguida, foram organizados os dados em uma tabela de extração e registrados os principais elementos de cada estudo. Um total de 63 documentos foram recuperados, destes 10 eram teses de doutorado, 41 dissertações de mestrado e 13 dissertações de mestrado profissional. Os estados que mais desenvolveram pesquisas sobre a temática foram: Mato Grosso, Amazonas e São Paulo, sendo os principais alvos de investigação o Índice de Cárie, condições periodontais, Índice de Higiene Oral e questionários para variáveis socioeconômicas e percepções de saúde bucal. Além disso, a etnia Guarani se destacou como a principal investigada. Sendo assim, frente a este panorâma, podemos concluir que as pesquisas acadêmicas desenvolvidas no Brasil sobre saúde bucal indigenas ainda são escassas e com avaliação de parâmetros sem muita complexidade, o que reflete o atual cenário de saúde bucal das populações indígenas no país. 

Palavras-chave: Saúde Bucal; Saúde Indígena; Saúde Coletiva. 

416539- RECORTE LITERÁRIO DA RELAÇÃO ENTRE SAÚDE BUCAL E DEPRESSÃO: UMA REVISÃO BIBLIOMÉTRICA Maria Eduarda Oliveira de Oliveira, Laise Pena Braga Monteiro, Larissa Pillar Gomes Martel, Juliana Melo da Silva Brandão

A depressão é uma doença sistêmica que, além de apresentar sintomas psicológicos, está associada à desregulação do sistema imune, favorecendo processos inflamatórios que impactam na saúde bucal. Esta análise bibliométrica selecionou os 50 artigos mais citados que correlacionam depressão e saúde bucal. Em fevereiro de 2024, foi realizada uma busca na base de dados Web of Science (WOS), utilizando as palavras-chave ‘DEPRESSION’ e ‘ORAL HEALTH’, combinadas pelo operador booleano ‘AND’. O programa VOSViewer mapeou as redes de colaboração e as palavras-chave. Foi analisada a correlação entre o número e a densidade de citações com o tempo de publicação, e contabilizadas as frequências dos tipos de estudos, especialidades odontológicas e periódicos. A coleção dos 50 artigos totalizou 1170 citações na WOS. Não houve correlação significativa entre o número de citações e o tempo de publicação (coeficiente de correlação = 0.04, p>0,05). Houve correlação significativa negativa entre densidade de citação e tempo de publicação (coeficiente de correlação = -0.5949, p>0,05). Os artigos mais citados estavam no Journal of Oral Rehabilitation, com predominância de estudos da China e da National University of Health Sciences, e o autor mais citado foi Kay-Yan Fu. Estudos transversais e a especialidade de saúde bucal coletiva foram os mais frequentes. As palavras-chaves mais utilizadas foram “depression”, “oral health” e “quality of life”. Esta análise bibliométrica identificou grande ocorrência de estudos que investigam relações entre depressão e saúde bucal, com concentração de pesquisas de desenhos de estudo observacionais na área de saúde coletiva bucal, observando-se a necessidade de se realizar mais trabalhos observacionais e experimentais em animais e em humanos, em todas as demais especialidades odontológicas. 

Palavras-chave: Depressão; Saúde bucal; Qualidade de vida. 

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